Blog

Qual a diferença entre o exaustor centrífugo e o exaustor axial?

Diferença entre o exaustor centrífugo e o exaustor axial

Qual a diferença entre o exaustor centrífugo e o exaustor axial? Como fazer a melhor escolha de exaustor para o seu negócio? Descubra agora!

O exaustor centrífugo e exaustor axial são os exaustores mais utilizados no meio industrial. Mas no final, quais são as diferenças entre os modelos? Obviamente, cada um destes equipamentos possui seus pontos fortes e fracos. Por exemplo: enquanto o centrífugo tem maior pressão e menor capacidade de fluxo de ar; o axial apresenta mais fluxo de ar e menos capacidade de pressão. 

Portanto, para entender qual a melhor opção para o seu projeto, é importante entender muito bem como cada um funciona e o que eles oferecem para a sua indústria quando o assunto é climatização, segurança, qualidade, durabilidade, entre outros detalhes importantes para qualquer indústria.

 

Mas, qual a diferença entre o exaustor centrífugo e o exaustor axial

O design e a função de um exaustor axial são bem diferentes dos exaustores centrífugos. Por exemplo, se você precisa de um equipamento para aplicações não canalizadas, o axial é uma excelente opção, pois movimenta o ar, sem muita pressão. Em contrapartida, em aplicações canalizadas, onde a resistência do ar e a pressão são maiores, o ideal é utilizar um exaustor centrífugo. Essas diferenças fazem com que cada um deles seja adequado para diferentes aplicações só que, muitas vezes, os clientes não sabem qual exaustor melhor atende às suas necessidades.

Exaustores Centrífugos X Exaustor Axial

Nos exaustores centrífugos, por outro lado, a pressão da corrente de entrada é aumentada por uma roda de ventilador. Esse exaustor movimenta o ar radialmente – a direção do fluxo de saída do ar é alterada, geralmente em 90º, a partir da direção do ar de entrada.

O fluxo de ar criado pelo exaustor centrífugo é direcionado por meio de um sistema de dutos ou tubos. É justamente essa disposição que permite a criação de um fluxo de ar de pressão maior que os exaustores axiais e, mesmo sendo um fluxo menor, ele é mais estável. Os exaustores centrífugos também exigem uma entrada de energia mais alta.

Exaustor Axial x Exaustor Centrífugo 

O exaustor axial é o primeiro tipo criado e recebem esse nome pela direção do fluxo de ar que criam. As suas lâminas giram em torno de um eixo, puxando o ar em paralelo para o próprio eixo e forçando o ar para fora na mesma direção.  Em síntese, os exaustores axiais criam um grande volume de fluxo de ar, mas esse fluxo criado é de baixa pressão. Por isso, necessitam de uma entrada de baixa potência para operação. 

Aplicação do exaustor axial

Por conta das características principais dos exaustores axiais, eles são mais indicados para aplicações de uso geral. Por exemplo, eles se destacam em mover o ar de um local para outro, resfriando espaços confinados, como computadores e resfriando espaços maiores, como ambientes de trabalho. 

Aplicação do exaustor centrífugo

Levando em consideração as características do exaustor centrífugo, eles são ideais para aplicações de alta pressão, como sistemas de secagem e condicionamento de ar. Esse tipo de exaustor é ideal para uso em sistemas de poluição e filtragem, pois todas as suas partes móveis são fechadas e possuem propriedades de redução de partículas. 

O que eu preciso saber antes de comprar um exaustor industrial?

Para fazer a melhor escolha entre o tipo de exaustor centrífugo e o exaustor axial confira alguns critérios:

Defina um objetivo

É fundamental definir o objetivo do exaustor. Afinal, ele vai influenciar diretamente no tipo de equipamento a ser utilizado. Confira alguns objetivos comuns para escolher um sistema de exaustão: conforto térmico aos trabalhadores; dispersão de contaminantes; exaurir massa de ar quente; pressão positiva; atender a legislação;

Características do ambiente

Além do objetivo, você deve saber claramente quais são as especificidades do seu ambiente de trabalho. Por isso, analise itens como: altura máxima; largura; comprimento; ângulo; se possui forro; qual a distância entre forro e o telhado; modelo de telhado (Shed; Aquas; Arco; Pré-Moldado);

Processo de produção

Nesse último caso, veja bem como é o seu processo de produção. Ou seja, há algum equipamento que produza mais calor do que o normal? Quantos funcionários trabalham ou circulam na área? Essas respostas são essenciais para escolher o melhor tipo de exaustor. 
No entanto, mesmo com essas dicas, é importante contar com apoio profissional na hora de investir e instalar o seu exaustor industrial. Assim, você garante um serviço de qualidade, seguro e que trará resultados positivos para a sua indústria. 

Exaustor centrífugo e o exaustor axial são a especialidade da Brasfaiber

Atuando desde 1985 no mercado de climatização industrial, a Brasfaiber desenvolve tecnologias para alcançar o bem estar dos colaboradores, por meio do conforto térmico, de qualquer tipo de indústria. Além disso, as soluções da empresa visam um bem estar da natureza também, pois sua fábrica não estará dispersando poluentes que agridem o meio ambiente. 

Com vasta experiência, a Brasfaiber possui tecnologia de ponta, com máquinas de corte, solda e dobra. Ainda por cima, conta com uma equipe de técnicos especializados que potencializa e melhora cada vez mais os níveis de qualidade de cada produto.Veja o catálogo da Brasfaiber e solicite um orçamento!

 

Produtos Relacionados

Nenhum produto relacionado encontrado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *