Categorias: Exaustor Industrial

Diferença entre exaustores e ventiladores

Os exaustores e ventiladores possuem diversos modelos para serem aplicados no ambiente industrial, e, de forma geral, pode-se dizer que o intuito de ambos seja o mesmo: proporcionar uma melhor renovação de ar para os locais em que são usados. No entanto, esses produtos são diferentes em características e na capacidade que possuem para executar suas funções.

É muito importante saber as particularidades de cada um e o que os distingue. Assim, diante da necessidade de melhorar a circulação de ar, a Brasfaiber saberá exatamente qual é o produto mais indicado para adquirir e aplicar em sua empresa.

Tipos de exaustores industriais

Os exaustores industriais são equipamentos que garantem uma temperatura adequada para o local de trabalho devido a melhora da ventilação do ambiente que ele fornece. Dessa maneira, os funcionários tendem a melhorar sua produtividade, graças ao contexto agradável que é proporcionado. Dessa forma, a instalação de um exaustor na indústria é atualmente indispensável, já que é um local que costuma ter maquinários que exalam fumaça e outras substâncias que prejudicam a qualidade do ar.

O ambiente bem ventilado é necessidade de qualquer indústria, pois, dessa maneira, temperaturas elevadas serão amenizadas, e maus odores e substâncias tóxicas poderão se dissipar mais rapidamente. Todo esse processo visa garantir condições de segurança para os trabalhadores, bem como proteger a saúde de todos.

Assim, exaustores constituem-se em um item bastante versátil, que irão não somente controlar a temperatura do local através da refrigeração, mas também vão eliminar impurezas que estão no ar, o que melhora a qualidade da respiração dos trabalhadores.

Mas então, quais são os tipos de exaustores que existem para serem aplicados no ambiente industrial? São variados os modelos, e cada um deles possui capacidades e características únicas. É importante saber a diferença de cada um para entender qual é o tipo que melhor se aplica no seu projeto, cobrindo melhor suas necessidades. Saiba mais sobre cada modelo a seguir.

Exaustor axial

Um dos mais procurados entre os exaustores industriais existentes, é o exaustor axial, que é usado para provar grandes volumes de ar em perdas de cargas baixas. É considerado o item ideal para a ventilação de uma vasta variedade de ambientes, como fábricas, centros de distribuição ou cozinhas industriais. Podem fazer troca de ar em galpões ou conduzir o ar em tubulações industriais.

Sua instalação é bastante versátil, já que o produto é adaptável com facilidade para paredes, janelas ou telhados, independente da existência de tubulação. Seu formato é tubular, e é fabricado em plástico reforçado com fibra de vidro, polipropileno, aço carbono ou aço inox. Suas hélices costumam ser de alumínio ou de plásticos industriais, materiais que são eficientes para fornecer circulação do ar.

É um exaustor que traz uma série de benefícios com a renovação do ar, insuflando ar puro no ambiente, a eliminação de substâncias indesejadas como a fumaça, e o controle de temperatura para amenizar umidade e calor em excesso.

Exaustor axial de transmissão

Uma subcategoria do item acima, este exaustor possui a finalidade de ventilar locais mesmo quando se é necessário retirar o motor do fluxo de ar. Sua transmissão é feita por polias e correias, dessa forma, o motor não permanece no fluxo do ar. É bastante indicado em situações de temperaturas elevadas no ambiente industrial ou quando existem impurezas no fluxo do ar.

Possuem um diâmetro que pode variar de 400 mm a 1.000 mm, porém, há a chance de encontrar o produto em dimensões personalizadas, caso essa seja a necessidade específica do cliente. Sua fabricação é feita de acordo com o padrão Heavy Duty, que garante espessura dos aços planos acima do mercado, e contém uma hélice de alto rendimento.

Related Post

Exaustor axial de parede

Outra subdivisão de exaustor axial, essa, como o nome já deixa claro, para ser instalado na parede. Serve para exaurir o ar quente ou o ar que contém microorganismos impuros, que podem ser prejudiciais a saúde. Também elimina fumaça, gases corrosivos e odores indesejados presentes no ambiente. Sua fabricação pode ser em aço, inoxidável ou de carbono, ou em plástico reforçado com fibra de vidro.

Destes, o mais recomendado é o produzido em PRFV, pois sua resistência a corrosão que pode ser causada por intempéries como tempestades, umidade ou maresia é maior. Sua entrega de resultados é a mesma, portanto, a qualidade dos processos continua assegurada, mas a vida útil do produto é consideravelmente maior.

Exaustor axial de telhado

Nessa categoria, o exaustor axial que fica instalado no telhado é o mais indicado quando se deseja fazer a vazão do ar a partir do teto/telhado do ambiente. Dependendo do espaço industrial que se encontra, é desejável que a ventilação parta de cima do que dos lados, quando os exaustores estão na parede.

Versátil por sua possibilidade de utilização em qualquer ambiente, é imprescindível que o exaustor axial de telhado seja fabricado em plástico reforçado com fibra de vidro (PRFV), pois nesse caso o produto necessita da resistência e leveza que só essa matéria-prima é capaz de fornecer.

Tipos de ventiladores industriais

Os ventiladores possuem em geral uma mesma premissa. Com o giro da sua hélice, é criada uma zona pressurizada frontal, que desloca por inércia o ar localizado a frente. Essa pressurização é mantida de maneira contínua, criando uma corrente de ar.

Quando se trata de ventiladores industriais, é preciso entender os diferentes modelos dos mesmos, já que eles podem ser aplicados em diversas localidades de um ambiente: telhado, parede, teto e assim por diante. Veja a seguir as características de cada modelo industrial.

Ventilador axial industrial

Item que pode ser fabricado com plástico reforçado com fibra de vidro, aço carbono e aço inoxidável. Quando fabricado para fins industriais, a espessura de sua laminação pode ser mais grossa, de acordo com a necessidade.
É utilizado majoritariamente para insuflamento de ar fresco, dispersão da massa calorífica, secagem e resfriamento de diversos processos e melhoria do conforto térmico.

Ventilador axial de parede

É um ventilador axial instalado na parede com a finalidade de insuflar o ar de um ambiente externo para um espaço interno. Sua fabricação também é feita com plástico reforçado com fibra de vidro, aço carbono ou aço inoxidável. No caso de fabricações por plástico reforçado com fibra de vidro, o item apresenta resistência maior a corrosões e que podem ser causadas por intempéries, como chuvas, umidade, maresia e demais condições.

Ventilador axial de telhado

Também possuem o intuito de insuflar ar da atmosfera, conduzindo ele do ambiente externo para o interno, mas sua distribuição pelo espaço ocorre de forma distinta, já que a correm de ar provém do telhado. A fabricação deste item é apenas em plástico reforçado com fibra de vidro. Isso se dá pois o ventilador axial de telhado precisa da resistência mecânica e do baixo peso que só esse tipo de matéria-prima proporciona.

Ventilação industrial é com a Brasfaiber

Atuando no mercado da ventilação industrial desde 1985, a Brasfaiber é referência na área e conta com vasta experiência no assunto. Nossos produtos para climatizar o ambiente proporcionam conforto, economia e reconhecimento para as empresas. Trabalhamos com mercadoria de tecnologia de ponta e possuímos técnicos especialistas que são capacitados para potencializar a alta qualidade dos serviços. Entre já em contato para saber mais!




    Campo obrigatório
    Brasfaiber Exaustores Industriais

    Desde 1985 trabalhamos e desenvolvemos novas tecnologias para atingir o bem estar. Bem Estar de seus funcionários, por trabalharem em ambientes que possuem um conforto térmico ideal. Bem Estar da natureza, pois sua empresa não estará dispersando poluentes que agridem o meio ambiente. E principalmente o seu bem estar, pois sua empresa estará trabalhando em harmonia gerando assim uma maior produtividade e o reconhecimento do certificado ISO 14000. Esse é o nosso objetivo, proporcionar conforto, economia e reconhecimento para sua empresa. Nossas Principais areas são: Exaustores Industriais Ventiladores Axiais Exaustores Centrífugos Exaustor Centrífugo Industrial Exaustor Centrífugo em Fibra Exaustor Centrífugo para Gases Corrosivos Exaustor Centrífugo à Prova de Explosão Exaustor Centrífugo de Transmissão Exaustor para Espaço Confinado Soprador de Alta Pressão Rotor para Exaustor Industrial Ventilador Centrífugo Conforto Térmico Controle de Poluição Filtro Cartucho Filtro de Manga Lavador de Gases Coletor de Pó Sistema de Despoeiramento Industrial Tubulações

    Posts Recentes

    Como funciona o sistema de despoeiramento industrial?

    O sistema de despoeiramento industrial tem seu funcionamento associado ao conjunto de elementos que realizam a filtragem do ar para… Ler Mais:

    3 semanas atrás

    Saiba as vantagens do filtro de carvão ativado para a Cabine de Pintura Industrial

    O carvão ativado é muito versátil para a operação de diversos segmentos industriais, podendo ser aplicado em diferentes sistemas de… Ler Mais:

    4 semanas atrás

    Entenda a importância da limpeza periódica do filtro de manga

    Nos sistemas de controle de poluição industrial, um dos equipamentos mais vantajosos, sem dúvida, é o filtro de manga. Destaque… Ler Mais:

    1 mês atrás

    Conforto térmico: quais são as vantagens do condicionador adiabático?

    As condições ambientais da sua empresa influenciam diretamente na qualidade do trabalho de seus funcionários e nos resultados obtidos nos… Ler Mais:

    3 meses atrás

    Como fazer o dimensionamento correto do filtro de manga e garantir máxima eficiência?

    O dimensionamento correto do filtro de manga é essencial para sua empresa alcançar máxima eficiência nos processos de filtragem industrial… Ler Mais:

    3 meses atrás

    Quais são os benefícios do uso de exaustor para cabine de pintura?

    Cabine de Pintura industrial O exaustor para cabine de pintura é indispensável para o sistema de ventilação garantir um ambiente… Ler Mais:

    3 meses atrás