Blog

Exaustor Industrial Axial: para que serve e como comprar?

Exaustor Industrial Axial | Brasfaiber climatização industrial

O exaustor é um equipamento cada vez mais importante quando falamos de conforto térmico, segurança e qualidade para ambientes industriais. Entre os tipos de exaustores, um dos mais comercializado é o exaustor industrial axial, que pode ser usado em diferentes locais, como cozinhas industriais, boates, fábricas, restaurantes, lojas, bares, e também,para arrefecimento de computadores. 

Esse sucesso em sua comercialização se deve ao fato dos exaustores industriais serem facilmente adaptados em telhados, janelas e paredes, que possuam ou não tubulações. O exaustor industrial pode ser fabricado a partir de fibra de vidro, PVC, PP ou chapas de aço carbono, possuindo hélices em polipropileno a alumínio laminado com cubo em alumínio.
Exaustores Industriais axiais são recomendados para a troca de ar em indústrias, galpões e tubulações. Saiba agora como comprar exaustor pojetado conforme a sua necessidade!

Tipos de exaustores industriais axiais

Para atender as exigências de todos os tipos de clientes, há uma série de exaustores axiais para indústrias que podem ser usados para aprimorar o conforto térmico em seu negócio, são eles:

1) Exaustor axial de transmissão

O exaustor axial de transmissão é indicado para a exaustão/ventilação em geral, contudo, para o motor não estar no fluxo do ar, o seu acionamento é feito por polias e correias. Podem ser usados em casos de fluxo de ar com altas temperaturas ou sujidades. 

A fabricação dos exaustores axiais de transmissão segue o padrão Heavy Duty (espessura dos aços planos acima do mercado) e hélice de alto rendimento. O diâmetro dos modelos variam de 400mm a 1000mm, mas é possível encontrá-los com dimensões personalizadas de acordo com a necessidade do cliente. 

Exaustor Industrial Axial de Transmissão | Brasfaiber

2) Exaustor axial de parede

O exaustor axial de parede, como o nome indica, é fixado na parede para exaurir ar quente, ar contaminado, fumaça, odores, gases não corrosivos e partículas em suspensão. Para isso, ele pode ser fabricado em aço carbono, aço inoxidável ou Plástico Reforçado com Fibra de Vidro (PRFV).

O modelo de exaustor axial de parede mais indicados são os exaustores em PRFV, pois é mais resistente a corrosão decorrente de intempéries, como chuvas, umidade, maresia, entre outros. Isso afeta diretamente a vida útil do equipamento, gerando menos despesas com manutenção e mais qualidade nos processos empregados. 

Exaustor Industrial Axial de Parede | Brasfaiber

3) Exaustor axial de telhado

O exaustor axial de telhado, como o nome indica, é fixado no telhado para exaurir ar quente, ar contaminado, fumaça, odores, gases não corrosivos e partículas em suspensão. Assim como os de parede, os mais indicados são os fabricados em PRFV devido a alta resistência mecânica e baixo peso, sendo um equipamento amplamente usado no conforto térmico para indústrias. 

Exaustor Industrial Axial de Telhado | Brasfaiber

4) Exaustor axial para gases corrosivos

O exaustor axial para gases corrosivos é indicado para ambientes corrosivos. Para atender essa demanda, este exaustor é fabricado em resina epóxi-éster-vinílica e com um motor fora do fluxo de ar, para evitar que os gases exauridos do ambiente não entrem em contato com o mesmo, dessa forma, preservando-o.
O exaustor axial para gases corrosivos é uma excelente alternativa para o exaustor com transmissão indireta, conferindo segurança e um custo mais acessível. 

Exaustor Industrial Axial de Parede Gases Corrosivos | Brasfaiber

5) Exaustor axial transportável

O exaustor transportável, como o nome indica, é articulável e facilmente transportável mediante necessidade. Fabricado em chapa de aço, ele é usado para promover ventilação localizada. Por sua praticidade, é frequentemente utilizado em bocas de fornos e resfriamento de lingotes. Além disso, ele é a melhor opção para pessoas que querem unir ventilação em geral e a comodidade da locomoção. 

Exaustor Industrial Axial Transportável | Brasfaiber

6) Exaustor axial à prova de explosão

O exaustor axial à prova de explosão tem como missão exaurir o ar do ambiente. No entanto, diferente dos outros tipos, ele é projetado para áreas com presença de combustíveis, poeiras, vapores, gases ou fibras inflamáveis. Normalmente, são fabricados em aço carbono, PRFV ou aço inoxidável. A hélice empregada pode ser com cubo de alumínio com pás injetadas em poliamida ou alumínio. O seu motor a prova de explosão segue as normas do certificado CEPEL/INMETRO e é selecionado de acordo com as zonas e grupos de risco.  

Especificações técnicas do exaustor industrial:

  • Motores WEG com grau de proteção IP55;
  • Hélice industrial em Poliamida reforçada com Fiberglass;
  • Cubo fabricado em liga de alumínio;
  • Hélice balanceada estática e dinamicamente;
  • Acabamento em tinta com base acrílica.

Exaustor Industrial Axial à prova de explosão | Brasfaiber
Onde usar o Exaustor Industrial Axial

Como destacamos no começo do texto, o exaustor axial é versátil e pode ser usado em diferentes ambientes, como indústrias, cozinhas industriais, banheiros, churrasqueiras, entre outros. Em síntese, os exaustores axiais são mais apropriados para locais com baixa resistência ao ar e em que há necessidade de uma troca constante de ar.  

Nesses locais, eles conferem:

  • Remoção de massa calorífica;
  • Melhoria do conforto térmico;
  • Exaustão de gases;
  • Entre outros.

Entenda a diferença do exaustor industrial x exaustor comercial

É comum encontrarmos no mercado dois tipos principais de exaustores axiais: o exaustor axial com padrão comercial e o exaustor axial com padrão industrial. No primeiro caso, o exaustor é fabricado com materiais mais simples e apresentam uma menor durabilidade. Em compensação, os exaustores que seguem os padrões rígidos de qualidade industrial, visam obter a máxima performance e durabilidade em qualquer tipo de aplicação.  

Vantagem do exaustor industrial axial é sua economia

A principal vantagem do exaustor axial é o fato dele renovar o ar, eliminando fumaça, umidade e calor excessivo. Em uma cozinha industrial, por exemplo, o exaustor axial pode ser fixado na parede para retirar o vapor e a gordura. Os exaustores axiais industriais também eliminam poeiras e gases, e considerando o valor do investimento, esse tipo de exaustor é mais em conta que os outros modelos. 

Isso ocorre por causa de um grande diferencial dos exaustores axiais industriais: o seu impulsor axial, que varia de acordo com os requisitos do projeto e desempenho. Esse impulsor é conectado ao motor de acionamento potente que é projetado para receber o fluxo de ar por meio da hélice. 

Por conta disso, esse tipo de exaustor é altamente eficiente em termos de energia, gerando uma intensa movimentação de ar e utilizando menos força. No final, o impacto é positivo, resultando na redução dos custos para a indústria. Para efeito de comparação, o exaustor industrial pode oferecer até 40% de economia no uso de energia em relação aos outros tipos de exaustores. 

 

Como comprar um exaustor industrial axial

Na hora de comprar um exaustor exaustor industrial axial, alguns itens devem ser levados em consideração, principalmente o ambiente de instalação. Dessa forma, tenha em mãos o volume de ar que será usado (Comprimento x altura x largura). Ou seja, se é necessário realizar a troca de ar vinte vezes a cada hora, o volume de ar tem que ser multiplicado por 20. 

Há uma ampla variação de exaustores axiais industriais, dependendo do uso final As lâminas, por exemplo, podem ser curvadas para a frente, retas ou recurvas. Na prática, há mais eficiência quando as lâminas são curvadas para trás, do que as para frente. Em compensação, para auto-limpeza, as lâminas orientadas para frente são melhores.

Além disso, há também exaustores axiais com ligação direta e com controle, um fator que não interfere no desempenho do equipamento, apenas agiliza um pouco o seu uso.
Para resumir, ao escolher seu exaustor industrial, não se esqueça desses três pontos:

  • Defina o objetivo: é fundamental saber qual será a finalidade do exaustor industrial axial, pois isso influencia diretamente no tipo de equipamento a ser adquirido. Para ilustrar, aqui vão alguns tipos de objetivos de indústrias ao comprar um exaustor: conforto térmico para os trabalhadores; dispersão de contaminantes; exaurir massa de ar quente; pressão positiva e atender a legislação;
  • Características do ambiente: para identificar a melhor solução para sua necessidade, você também deve se atentar as condições atuais de sua indústria. Ou seja, analise os seguintes itens: altura máxima; largura; comprimento; ângulo; se possui forro; a distância entre o forro e o telhado; o modelo de telhado (se é Shed, Aguas, Arco, Pré-moldado);
  • Processo de produção: nesse caso, é importante responder algumas perguntas: existe algum equipamento que aquece demasiadamente o ambiente? Quantos funcionários trabalham ou transitam pela área? Com base nessas respostas, será possível definir o modelo exato do exaustor axial para a sua indústria e a quantidade necessária. 

Mesmo com essas dicas, é importante destacar que um acompanhamento profissional é essencial para encontrar uma solução eficiente e bem dimensionada para o seu projeto. 

Exaustor axial é a especialidade da Brasfaiber

Atuando desde 1985 no mercado de climatização industrial, a Brasfaiber desenvolve tecnologias para alcançar o bem estar dos colaboradores, por meio do conforto térmico, de qualquer tipo de indústria. Além disso, as soluções da empresa visam um bem estar da natureza também, pois sua fábrica não estará dispersando poluentes que agridem o meio ambiente. 

Com vasta experiência, a Brasfaiber possui tecnologia de ponta, com máquinas de corte, solda e dobra. Ainda por cima, conta com uma equipe de técnicos especializados que potencializa e melhora cada vez mais os níveis de qualidade de cada produto.
Veja o catálogo da Brasfaiber e solicite um orçamento!

Produtos Relacionados

Nenhum produto relacionado encontrado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *