O que é e para que servem os exaustores industriais?

Garantir que o local de trabalho tenha uma temperatura adequada e agradável para os colaboradores serem mais produtivos é uma das tarefas mais difíceis. Assim, os exaustores industriais são comumente instalados para promover a ventilação ideal. Essa instalação é indispensável em ambientes de indústrias, pois normalmente os maquinários prejudicam a condição do ar.

Em qualquer indústria existe a necessidade contínua de que o ambiente seja bem ventilado, evitando o aquecimento excessivo, bem como a concentração de substâncias tóxicas e mau cheiro. Isso se deve principalmente à preocupação com a conservação dos processos realizados e dos produtos expostos e manipulados no local. Além, é claro, da preocupação com a segurança e saúde dos trabalhadores.

 

Por que a instalação de exaustores industriais é importante?

Os exaustores industriais possuem bastante versatilidade. Eles servem não somente para o resfriamento, mas também para a eliminação de impurezas e controle da qualidade do ar.

A instalação dos mesmos é extremamente importante para a circulação de ar, equilíbrio da temperatura e etc. O seu uso, desse modo, é indispensável para garantir a ventilação adequada e, consequentemente, preservar a saúde dos funcionários.

Assim, é importante saber:

 

As aplicações dos exaustores industriais

Os exaustores industriais devem ser instalados na quantidade certa, dependendo do tamanho do local e da atividade que será desempenhada. Eles também podem ser fundamentais para:

  • Locais de alta umidade;
  • Diminuir a propagação de doenças;
  • Eliminar odores e gases.

 

Vantagens de utilizar exaustores industriais

A instalação adequada de exaustores industriais, além de trazer um conforto térmico maior ao ambiente, também evita a disseminação de doenças e elimina partículas nocivas, gases e odores ruins. O vento, com o exaustor, não é sentido diretamente pelas pessoas, não causando nenhum incômodo.

Além disso, ainda contribui para aumentar a produtividade dos funcionários, reduzir custos e conservar o maquinário e demais equipamentos.

 

Diferentes exaustores industriais para diferentes aplicações

A instalação de um exaustor industrial é feita em conjunto com outros equipamentos que também têm um importante papel na ventilação do ambiente. Para uma maior eficácia, entretanto, é necessário conhecer um pouco mais sobre os tipos de exaustores industriais:

 

Tipos de exaustores industriais

No mercado, existem diversos tipos de exaustores que podem ser utilizados nas indústrias. A escolha entre eles, contudo, dependerá do tipo de atividade realizada em cada uma delas e, por isso, é tão importante saber a diferença entre cada um.

 

Exaustor axial

Entre os tipos de exaustores industriais que existem, um dos mais comercializados é o exaustor axial, usado para grandes volumes de ar e baixas pressões. Ele é ideal para a ventilação de diferentes locais, tais como fábricas, centros de distribuição, cozinhas industriais e outros, sendo indicados para a troca de ar em galpões, tubulações e indústrias de forma geral.

Os exaustores axiais são facilmente adaptados em paredes, janelas ou telhados, com ou sem tubulações. Possuem formato de tubo e a sua fabricação pode ser feita em fibra de vidro, PP, aço carbono ou aço inox; as hélices, por sua vez, construídas em alumínio ou plásticos industriais, de modo a garantir a eficiência para promover a circulação do ar.

As principais vantagens desse tipo de exaustor são a versatilidade e o fato dele renovar o ar, eliminando a fumaça, umidade e calor excessivo. Além disso, para atender às necessidades de cada negócio, os exaustores axiais ainda são subdivididos em:

 

Exaustor Axial | Brasfaiber
 

Exaustor axial de transmissão

Indicado para a exaustão e ventilação com necessidades de retirar o motor do fluxo de ar, a transmissão do exaustor axial de transmissão é feita por polias e correias, não permitindo que o motor esteja no fluxo de ar. Esse exaustor axial pode ser utilizado em casos de altas temperaturas ou quando há sujidades no fluxo de ar.

O diâmetro deles varia de 400 mm a 1.000 mm, porém é possível encontrá-los com dimensões personalizadas, para estar de acordo com as exigências de todos os tipos de clientes. A fabricação segue o padrão Heavy Duty (espessura dos aços planos acima do mercado) e conta com hélice de alto rendimento.

Exaustor axial de parede

Como o nome indica, este exaustor axial é fixado na parede para exaurir ar quente e/ou contaminado, fumaça, gases corrosivos, odores e partículas em suspensão. Ele pode ser fabricado em aço, seja inoxidável ou carbono, ou até mesmo em Plástico Reforçado com Fibra de Vidro (PRFV).

O modelo de exaustor axial de parede mais recomendado é o fabricado em PRFV. Isso porque ele é mais resistente à corrosão resultante de intempéries como umidade, maresia, chuvas e outros. Ou seja, ele tem maior vida útil e gera menos despesas, sem deixar de garantir qualidade aos processos.

 

Exaustor axial de telhado

Este tipo de exaustor, como o nome já indica, é para a instalação diretamente no telhado, sendo a melhor opção para realizar a vazão do ar na parte superior de um local. Sua finalidade é trazer ar limpo e fresco para o ambiente, exaurindo o ar quente e/ou contaminado, os odores, a fumaça, os gases não corrosivos e as partículas em suspensão. Por conta do baixo peso e alta resistência mecânica, os mais indicados também são os fabricados em PRFV.

O exaustor axial de telhado é versátil e pode ser utilizado em qualquer ambiente.

 

Exaustor axial para gases corrosivos

O corpo do exaustor axial para gases corrosivos é fabricado em resina epóxi-éster-vinílica e seu motor é enclausurado, assim o protegendo para evitar contato com o gás que é exaurido. Ele é indicado para ambientes corrosivos, isto é, que possam apresentar partículas de produtos corrosivos ou muita umidade.

Essa é uma ótima alternativa para o exaustor com transmissão indireta, garantindo segurança e um custo mais acessível.

 

Exaustor axial transportável

O exaustor axial transportável é articulável e, como o nome indicada, facilmente transportável se houver a necessidade. Também chamado de Man Cooler, ele é fabricado em chapa de aço e tem a finalidade de permitir uma ventilação localizada. É muito usado principalmente em bocas de fornos e resfriamento de lingotes, sendo bastante útil para quem precisa unir ventilação em geral com a comodidade de locomoção.

 

Exaustor axial à prova de explosão

O exaustor axial à prova de explosão também tem a finalidade de exaurir o ar do ambiente. A diferença, entretanto, é que este exaustor industrial é projetado para ambientes explosivos. Isto é, com presença de combustíveis, gases, vapores, fibras ou poeiras inflamáveis. Assim, eliminando os gases e vapores emitidos com segurança.

Esse exaustor axial pode ser produzido em PRFV ou aço carbono ou inoxidável. A hélice empregada pode ser com cubo de alumínio com pás injetadas em poliamida ou alumínio. Ou seja, fabricado para garantir maior segurança, ele conta com materiais resistentes à corrosão e possíveis avarias. O motor à prova de explosão segue as normas do certificado CEPEL/INMETRO e é selecionado de acordo com as zonas e grupos de risco.

 

Exaustor centrífugo

O exaustor centrífugo é bastante versátil, podendo ser utilizado em vários ambientes, como galpões, fábricas, cozinhas industriais e outros. Ele possui boa vazão e vence maiores pressões. Por ser silencioso, é uma excelente opção para locais que necessitam de baixos ruídos e alto rendimento do equipamento. Normalmente, é utilizado para exaustão setorizada, como captura de faíscas decorrentes de atividades como soldagem e corte de metais.

Exaustor Centrífugo | Brasfaiber
 

Especificações técnicas para levar em conta para escolher os exaustores industriais

Para escolher os exaustores industriais certos para cada ambiente, existem algumas coisas que devem ser consideradas. As principais são o modelo do dispositivo de exaustão e a taxa de fluxo de ar. Mas, além disso, é preciso ponderar a pressão estática, a capacidade ou vazão, e o ruído produzido pelo exaustor. O motor tem de ser protegido e eficiente, enquanto a hélice precisa ser balanceada estática e dinamicamente. O material de fabricação também é muito importante, devendo ser de alta qualidade.

Além disso, outros detalhes que também merecem atenção são o design, tamanho e altura do local em que será instalado, durabilidade e instalação.

 

Quem deve procurar por exaustores industriais?

Os exaustores industriais proporcionam movimento de ar e outros gases, algo que é fundamental para diversas fábricas e instalações da indústria. Eles são bem versáteis, tendo aplicações variadas, substituindo ar quente ou contaminado por ar fresco e saudável.

Assim, todas as indústrias que não possuem uma boa ventilação ou que produzem contaminantes devem fazer a instalação de exaustor industrial. Dessa forma, conseguem evitar a contaminação do meio ambiente, proteger o maquinário e demais equipamentos, e também promover uma renovação de ar adequada para os seus colaboradores.

 

Consumo de energia de um exaustor industrial

O consumo de energia vai depender de alguns fatores, como o tipo do exaustor industrial e em qual ambiente ele está instalado.

 

Qual a importância do filtro de ar para a exaustão?

No sistema de exaustão industrial, o tratamento do ar é feito a partir dos filtros utilizados. Eles são capazes de reter gases, odores, bactérias, poeira e outros contaminantes. Ou seja, separam o ar puro das impurezas, deixando o ambiente livre delas. Isso é extremamente importante para evitar doenças respiratórias, desconfortos e odores ruins.

Os filtros de ar devem ser usados não somente na captação do ar externo, tratando o mesmo antes de colocá-lo no espaço interno, mas também antes de despejar o ar contaminado para a atmosfera exterior. Afinal, é papel das indústrias realizarem o tratamento correto dos seus resíduos antes do descarte, a fim de preservar o meio ambiente.

 

Conte com os exaustores industriais Brasfaiber

Com vasta experiência, a Brasfaiber está desde 1985 no mercado de climatização, atuando na área de tratamento de poluentes atmosféricos e equipamentos voltados a ventilação industrial. Objetivando proporcionar conforto, economia e reconhecimento para todas às empresas, possui tecnologia de ponta, com máquinas de corte, solda e dobra.

Ainda por cima, conta com uma equipe de técnicos especializados que potencializa e melhora cada vez mais os níveis de qualidade de cada produto. Entre em contato!

Solicite um Orçamento

A Brasfaiber já realizou diversos projetos, tanto na área da ventilação industrial como controle de poluição. Solicite um contato através do formulário abaixo, nossos especialistas entrarão em contato com você o mais breve possível.

Ícone do Whatsapp branco em fundo verde
LIGAR

Gostaria de receber uma ligação?

NÓS TE LIGAMOS! Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.