Padrões de qualidade do ar: saiba o que é necessário

A exposição de profissionais à agentes infecciosos e contaminantes transportados pelo ar em ambientes industriais tem se tornado uma das principais preocupações atualmente. Portanto, se o objetivo é promover e manter a saúde de todos os trabalhadores, os padrões de qualidade do ar, bem como a compreensão dos riscos e da importância da utilização de exaustores industriais são coisas que não podem mais ser ignoradas.

O que são esses padrões de qualidade do ar?

De forma geral, os padrões de qualidade de ar fazem parte de um regulamento de gestão e gerenciamento que especifica o valor limite da concentração de um determinado poluente na atmosfera. Esses padrões são vitais para a preservação do meio ambiente e da saúde da população, pois a poluição em larga escala pode representar uma grande ameaça para o planeta.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2005, no entanto, as leis que regem os padrões de qualidade do ar não são iguais para todos os países. Isso porque eles variam de acordo com as considerações econômicas, viabilidade técnica, métodos utilizados para equilibrar os riscos para a saúde e diversos outros fatores tanto políticos quanto sociais, que por sua vez dependem, entre outras coisas, do nível de desenvolvimento e da capacidade de cada país de gerenciar a qualidade do ar.

Padrões nacionais da qualidade do ar

Atualmente no Brasil, o órgão responsável pela regulamentação dos padrões de qualidade do ar é o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), cuja existência se dá justamente para zelar pela proteção do meio ambiente e dos recursos naturais. Para isso, por meio da Resolução nº 05 de 15 de junho de 1989, o CONAMA desenvolveu o Programa Nacional de Controle de Qualidade do Ar, o PRONAR, a fim de criar padrões de medição e de cuidado com o ar, e fazer o monitoramento de qualidade do mesmo.

Dessa forma, o PRONAR tem o objetivo de permitir o desenvolvimento social e econômico nacional de um modo que seja seguro ambientalmente através da limitação dos níveis de emissão de poluentes.

De acordo com o CONAMA, os padrões nacionais de qualidade do ar se enquadram em duas categorias. A primeira trata dos padrões intermediários (PI), utilizados para determinar os valores temporários de concentração de poluentes e podem ser cumpridos em etapas. Por outro lado, a segunda categoria estabelecida pela resolução é o padrão de qualidade do ar final (PF), que segue valores guia definidos pela OMS.

Como se mede a qualidade do ar

O CONAMA prevê sete indicadores para definição dos padrões de qualidade do ar, que na verdade tratam-se das principais substâncias poluentes ao meio ambiente. A medição da qualidade do ar, então, é feita pela quantificação desses poluentes na atmosfera:

  • Fumaça;
  • Dióxido de enxofre (SO2);
  • Ozônio (O3);
  • Monóxido de Carbono (CO);
  • Dióxido de Nitrogênio (NO2);
  • Partículas Inaláveis;
  • Partículas Totais em Suspensão.
  • É válido ressaltar, contudo, que para uma substância ser considerada poluente, ela precisa se tornar imprópria para a saúde de qualquer ser vivo.

Como melhorar os padrões de qualidade do ar?

Para alcançar os níveis desejados de qualidade do ar em um ambiente industrial a solução mais indicada é o uso de exaustores industriais. Ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, esses equipamentos podem ser utilizados não só para resfriamento, mas também para eliminação de impurezas, odores, gases e outras substâncias tóxicas. Promovendo, assim, o controle da qualidade do ar.

A sua função é, aparentemente, muito simples: o exaustor industrial retira o ar poluído do local, permitindo a entrada de ar puro e limpo. Em aplicações industriais, ele é uma peça fundamental para o bem-estar e a segurança dos colaboradores.

Brasfaiber: especialista em exaustores industriais

Os poluentes podem gerar altos riscos para a integridade humana e para o meio ambiente como um todo. E, além de prejudicar a saúde das pessoas, ultrapassar o limite de concentração desses poluentes também fere as leis vigentes tangíveis aos padrões de qualidade do ar. Por isso, é extremamente importante planejar um meio que evite a disseminação deles.

Tendo começado a atuar no mercado de climatização industrial em 1985, a Brasfaiber desenvolve tecnologias que ajudam a alcançar o bem-estar dos trabalhadores por meio de soluções de ponta, como os exaustores industriais. Entre em contato e solicite um orçamento agora mesmo!

Solicite um Orçamento

A Brasfaiber já realizou diversos projetos, tanto na área da ventilação industrial como controle de poluição. Solicite um contato através do formulário abaixo, nossos especialistas entrarão em contato com você o mais breve possível.

Ícone do Whatsapp branco em fundo verde
LIGAR

Gostaria de receber uma ligação?

NÓS TE LIGAMOS! Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.