Blog

Tipos de exaustores industriais [Dicas de como comprar]

Tipos de Exaustores Industriais | Brasfaiber

Os exaustores são aparelhos usados para eliminar calor, impurezas, odores, gases e outras substâncias tóxicas de um ambiente, principalmente os industriais. A mecânica do objeto é prática: ele retira o ar poluído do local, permitindo a entrada de ar puro e limpo. Por conta dessa praticidade, os exaustores são instalados em locais de pouca ou quase nenhuma ventilação, permitindo que o ar do ambiente permaneça agradável para os colaboradores.

Além disso, o exaustor é capaz de trocar o ar quente pelo ar frio. Em outras palavras: o ar quente é mais leve e, dessa forma, fica concentrado na região superior do ambiente. Neste cenário, o exaustor desloca esse massa de ar aquecida para fora, seja por meio de coifas ou das próprias janelas. Contudo, a eficácia do exaustor depende diretamente da temperatura externa, pois ele troca o ar que está dentro pelo que está do lado de fora.

Outro detalhe importante dos exaustores, além do controle da temperatura, é que eles podem ser combinados com outros itens – como filtros, para melhorar a qualidade do ar. Os tipos, tamanhos e preços dos exaustores variam conforme a aplicação.

No entanto, mesmo com toda essa importância, ainda existem algumas dúvidas sobre os tipos de exaustores e quais são as melhores opções no mercado para cada situação. Pensando nisso, reunimos neste artigo os melhores exaustores e suas principais características. Portanto, se precisa entender qual a melhor opção para o seu negócio, não deixe de ler nossas recomendações. Veja agora osTipos de exaustores industriais mais vendidos!

Tipos de exaustores industriais mais vendidos

Lista:

  1. Exaustor Centrífugo Industrial
  2. Exaustor axial de transmissão
  3. Exaustor Axial de Transmissão
  4. Exaustor de Parede Axial
  5. Exaustor de Telhado Axial
  6. Exaustores Transportáveis (Man Cooler)

Por que usar exaustores?

Nas últimas décadas, a indústria investiu pesadamente em uma série de tecnologias que otimizam a climatização de ambientes com os melhores exaustores, eliminando impurezas e melhorando a condição de trabalho de todos os funcionários. Com esse amplo desenvolvimento, é possível encontrar tipos de exaustores tanto industriais, quanto residenciais. Cada um traz uma série de benefícios específicos que vamos explicar agora.

No segmento industrial, por exemplo, as indústrias química, médica, automobilística, mineração ou de processamento de alimentos são algumas que usam, obrigatoriamente, o exaustor industrial para reciclar o ar e remover odores fortes. Outros espaços, como armazéns, ginásios ou parques de estacionamento subterrâneos também utilizam esse sistema para manter o ar respirável para os funcionários que trabalham nas instalações.

Além de melhorar o ar no ambiente, os diferentes tipos de exaustores industriais reduzem a temperatura dentro dos locais e previnem a estagnação do ar. Em contrapartida, ajudam a diminuir os níveis de umidade, os fumos e contribuem para a regulação de gases nos equipamentos da indústria química ou automobilística.

Como escolher o melhor exaustor industrial?

O processo de ventilação é fundamental nas mais variadas aplicações; uma vez que o fluxo de ar exigido é quase o mesmo em todos locais: o ar contaminado é retirado e entra o ar fresco. Normalmente, as variáveis são o modelo de dispositivo de ventilação e a taxa de fluxo do ar.

Se considerarmos questões mais técnicas, precisamos considerar a resistência ao fluxo do ar (pressão estática) e o ruído produzido pelo exaustor industrial. Dessa forma, escolher o melhor exaustor industrial não é uma tarefa simples, mas essa escolha pode ser feita corretamente quando a aplicação é compreendida em sua totalidade.

Para quem não sabe exatamente qual o tipo de exaustor industrial é a melhor opção, o ideal é consultar uma empresa especializada em climatização e ventilação. A Brasfaiber é uma empresa com vasta experiência neste ramo, desenvolvendo produtos inovadores e um atendimento personalizado para clientes que buscam soluções em climatização industrial.

Exaustor Centrífugo Industrial

Os exaustores centrífugos são selecionados de acordo com a sua necessidade, seguindo um padrão “robusto” de fabricação e sendo confeccionados a partir de máquinas CNC obtendo uma excelente precisão e qualidade. Por meio de medições, são garantidas a vazão e pressão desejada ao exaustor. 

Exaustor Centrifugo Industrial | Brasfaiber

Tipos de exaustores axiais

Os exaustores axiais são usados em fábricas, galpões e indústrias que necessitam de uma renovação constante no ar. Há diversos modelos disponíveis que levam em consideração a capacidade do motor, rotação, vazão e pressão estática.

Exaustor axial industrial

O exaustor axial de transmissão é indicado para a exaustão/ventilação em geral. No entanto, o seu acionamento é realizado por polias e correias para impedir que o motor esteja no fluxo do ar, podendo ser usados em casos de fluxo de ar com altas temperaturas ou sujidades.

Esses exaustores são fabricados com padrão Heavy Duty (espessura dos aços planos acima do mercado) e hélice de alto rendimento. É possível encontrar esse modelo com diâmetros que variam de 400mm a 1000mm, ou ainda com dimensões personalizadas para cada necessidade.

Exaustor Axial industrial monofasico | Brasfaiber

Exaustor de Transmissão

O Exaustor Axial de Transmissão é recomendado para a exaustão/ventilação em geral. No entanto, o seu acionamento é realizado por polias e correias para impedir que o motor esteja no fluxo do ar, podendo ser usados em casos de fluxo de ar com altas temperaturas ou sujidades.

 

Exaustor de Parede Axial

O Exaustor de Parede Axial é instalado na parede com a finalidade de exaurir ar quente, contaminado, fumaça, odores, gases não corrosivos e partículas em suspensão. Pode ser fabricado em aço carbono, aço inoxidável ou PRFV (Plástico Reforçado com Fibra de Vidro).

Exaustor de Telhado Axial

O Exaustor de Telhado Axial é instalado com a finalidade de exaurir ar quente, contaminado, fumaça, odores, gases não corrosivos e partículas em suspensão.

São fabricados em PRFV (Plástico Reforçado com Fibra de Vidro) devido a alta resistência mecânica e baixo peso, equipamento muito empregado no conforto térmico.

Exaustores Transportáveis (Man Cooler)

O exaustor Man Cooler é articulável e transportável. Com a finalidade de promover uma ventilação localizada, ele é fabricado em chapa de aço comercial. Uma de suas principais utilizações são em “bocas” de fornos e resfriamento de lingotes, também muito utilizados para ventilação em geral combinado à locomoção.

Por que usar exaustores na indústria de de alimentos

A área da alimentação, assim como a farmacêutica e hospitalar, é um setor voltado para a saúde humana, por esse motivo, requer muitos cuidados, principalmente em relação aos equipamentos de ventilação. Afinal, eles atuam diretamente na qualidade de ar do ambiente. É necessário, no entanto, procurar e investir em serviços específicos e que apresentem a qualidade necessária para um bom andamento. Trata-se, portanto, do sistema de ventilação industrial de alimentos.

Sem dúvidas, o sistema de ventilação na indústria de alimentos tem uma função fundamental para que a área de processamento atue com pressão positiva para o ambiente, para assim, impedir qualquer tipo de contaminação externa. Isso só é possível pois os exaustores industriais forçam o ar para dentro do ambiente em que os alimentos são processados. Simultaneamente, esse ar é filtrado, evitando a entrada de agentes contaminantes.

No entanto, para isso, os equipamentos destinados ao sistema de climatização para a indústria de alimentos, assim como as suas instalações, devem seguir rigorosas exigências. As principais são: serem desenvolvidos dentro dos parâmetros, normas e especificações referentes à planta industrial; apresentarem itens específicos para realizar a filtragem de acordo com as necessidades apresentadas e manterem um programa de gestão, controle e troca de elementos voltados para a filtragem.

Ou seja, a sua indústria deve adotar um programa de manutenção, limpeza e troca de filtros. Além disso, a empresa prestadora de serviço de ventilação industrial deve apresentar produtos e materiais de qualidade, experiência comprovada e certificação na área, bem como uma equipe comprometida e eficiente.

Leia mais sobre em “Manual orienta para o controle de qualidade de ar para ventilação na indústria de alimentos”.

Dicas para comprar o seu exaustor industrial

Se mesmo depois deste artigo, você ainda ficou com algumas dúvidas sobre como e por que usar os exaustores industriais, nós separamos dicas para facilitar a sua compra:

1) Onde devo instalar o exaustor industrial?

O mais alto possível. Os exaustores industriais nunca devem ser instalados perto de portas ou janelas. O correto é instalá-los no sentido oposto para que o ar possa circular por todo ambiente e ser trocado com eficiência.

2) Em que altura devo instalar o exaustor?

O recomendado é instalar o exaustor que estão sugando o ar no alto, pois o ar quente sobe. Já os exaustores que estiverem soprando o ar, devem ser instalados mais abaixo.

3) Como é feita a ligação dos exaustores?

Nos modelos sem controle, é feita ligação direta de acordo com orientação do manual de garantia. Nos modelos com controle, também devem seguir as instruções do manual.

Exaustores são a especialidade da Brasfaiber

Atuando desde 1985 no mercado de climatização industrial, a Brasfaiber desenvolve tecnologias para alcançar o bem estar dos colaboradores, por meio do conforto térmico, de qualquer tipo de indústria. Além disso, as soluções da empresa visam um bem estar da natureza também, pois sua fábrica não estará dispersando poluentes que agridem o meio ambiente.

Com vasta experiência, a Brasfaiber possui tecnologia de ponta, com máquinas de corte, solda e dobra. Ainda por cima, conta com uma equipe de técnicos especializados que potencializa e melhora cada vez mais os níveis de qualidade de cada produto.
Solicite um orçamento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *