Altas temperaturas são perigosas? Entenda

Altas temperaturas ou frio em excesso, além de causar desconforto, irritabilidade, sudorese, causa sérios problemas de saúde, dependendo do grau de intensidade e da maneira como o funcionário é exposto a eles. O conforto térmico, ao contrário do que muitas empresas pensam, não é opcional. Existem disposições que regulam claramente esse problema, como as leis trabalhistas: CLT – Art. 176 – Os locais de trabalho devem ter ventilação natural consistente com o serviço que está sendo executado.

De que forma as altas temperaturas são maléficas?

As altas temperaturas são sentidas com muita facilidade, especialmente em ambientes fechados, como a indústria. Além do desconforto, o calor excessivo pode causar muitos danos a quem está exposto a ele, resultando na necessidade de equilíbrio. Compreender a importância de controlar a temperatura no local de trabalho é essencial, já que a  exposição a altas temperaturas coloca um trabalhador em grande risco, o que pode causar muitos problemas de saúde. Compreenda os principais riscos da alta temperatura na empresa:

Saúde mental

Existem muitos efeitos sobre a saúde mental, o calor pode causar irritabilidade, ansiedade, fraqueza, dificuldade em manter a atenção e a depressão se a exposição a altas temperaturas ocorrer por um longo tempo. Portanto, é muito importante controlar a temperatura em ambientes gerais, isso afeta os funcionários de muitas formas.

Problemas no corpo em geral

O calor pode causar um desequilíbrio fisiológico que prejudica o funcionamento do nosso corpo, fazendo com que os órgãos não sejam oxigenados, especialmente o cérebro e o coração. Esse efeito é conhecido como síncope. Algumas consequências dessa exposição podem se manifestar a longo prazo, como perda excessiva de água, que causa envelhecimento prematuro do corpo, visível através da pele e fadiga física extrema.

Como resolver essa questão?

Existem inúmeras maneiras de resolver esse problema, por exemplo, o uso de equipamentos para renovação do ar , como exaustores industriais ou difusores de ar, que ajudam a resfriar o ambiente e a circular o ar. Também é necessário prestar atenção às máquinas usadas todos os dias: se elas emitem mais calor do que deveria, é hora de enviá-las para manutenção ou, em casos extremos, trocá-las.

 

Trabalhar em altas temperaturas está associado a perigos e consequências. No entanto, com o uso correto de equipamentos de ventilação, é possível encontrar um equilíbrio entre a execução segura de tarefas arriscadas e a garantia de conforto térmico adequado para os funcionários.

Conte com as soluções de climatização brasfaiber

Atuando no mercado de climatização industrial desde 1985, a Brasfaiber tem vasta experiência no assunto e é referência na área. Atuamos não só com equipamentos voltados para ventilação industrial, mas também no tratamento de poluentes atmosféricos.

 

Trabalhar com qualidade de vida, em temperaturas amenas é ideal tanto para a saúde das pessoas e das máquinas. Oferecer um ambiente de trabalho com temperaturas acima do normal infringe leis trabalhistas, assim como pode trazer inúmeros problemas. Nossa missão é proporcionar conforto, economia e reconhecimento para todas as empresas que usam nossos produtos, que são de tecnologia de ponta.

Solicite um Orçamento

A Brasfaiber já realizou diversos projetos, tanto na área da ventilação industrial como controle de poluição. Solicite um contato através do formulário abaixo, nossos especialistas entrarão em contato com você o mais breve possível.

Ícone do Whatsapp branco em fundo verde
LIGAR

Gostaria de receber uma ligação?

NÓS TE LIGAMOS! Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.