A importância das indústrias na sociedade é inegável. No entanto, é impossível negar que a atividade industrial gera impactos muitas vezes negativos ao meio ambiente. Por esse motivo, é imprescindível adotar medidas de segurança e preservação para proteger o meio ambiente. É o caso, por exemplo, da filtração industrial, sistema extremamente eficiente no controle da poluição. Mas, o que é, como funciona e quais os benefícios do processo?
Como as indústrias impactam o meio ambiente?
As indústrias são essenciais para a economia do país e também para a manutenção das sociedades. Afinal, são responsáveis pela geração de empregos e pela fabricação de produtos e insumos que são essenciais para diferentes áreas da sociedade.
O problema é que o processo industrial gera uma série de resíduos, como gases, vapores, odores, materiais particulados, fumaça de graxa, vapores de gordura, carvão vegetal, pó, entre outros, que são extremamente prejudiciais para a atmosfera.
Neste contexto, as indústrias impactam o meio ambiente de diferentes formas: poluindo o ar, contribuindo para o aquecimento global, contaminando os solos e a água e alterando a flora e a fauna. A seguir, vamos entender um pouco mais sobre esses impactos.
Poluição do ar
Todos os dias são lançadas toneladas de gases tóxicos (óxido de enxofre, óxido de nitrogênio e monóxido de carbono) e outros poluentes que pioram a qualidade do ar causando doenças respiratórias e destruindo a camada de ozônio. Sendo assim, tratar o ar antes de sua dispersão é imprescindível e todas as indústrias devem fazer seu papel.
Aquecimento global
O aquecimento global é discutido há muitos anos. Afinal, o efeito estufa artificial, ou seja aquele que é fruto da atividade humana e impacta diretamente no aquecimento da temperatura global, também é causado por processos industriais. Contudo, mantendo um sistema de filtragem industrial e controle da poluição é possível reduzir os impactos.
Contaminação do solo e da água
O despejo inadequado de resíduos tóxicos provenientes da atividade industrial é um dos principais responsáveis pela contaminação do solo e dos nossos corpos hídricos, colocando a saúde da população em risco. Mais uma vez, a necessidade de tratar o ar, retendo partículas poluentes, antes da dispersão na atmosfera se mostra fundamental.
Alteração da flora e da fauna
O impacto ambiental causado pelas indústrias não prejudica apenas os seres humanos, mas também as diversas espécies da fauna e da flora brasileira. Animais muitas vezes em risco de extinção e espécies de plantas nativas podem ser prejudicados irreversivelmente.
A boa notícia é que a filtração industrial é uma solução relativamente simples e profundamente eficiente para melhorar a qualidade do ar antes de sua dispersão na atmosfera. Dessa forma, indústrias de diferentes segmentos devem apostar nesse sistema.