O filtro de manga consiste em um equipamento para o controle ou mesmo captação, transporte e retenção de diversas partículas que, normalmente, são encontradas e emitidos em processos industriais. Neste contexto, são utilizados em ambientes nos quais é necessário reter as partículas, seja para recuperação de materiais ou para controle da emissão ao meio ambiente.
Assim, trata-se de um componente confiável e bastante utilizado para a filtração industrial no mundo inteiro. Isso porque representa a solução mais segura de filtragem, capaz de garantir um controle na emissão de poluentes com a máxima eficiência.
Filtro de manga: o que é e como funciona?
O filtro de manga tem o seu uso associado a um exaustor e dutos, formando um sistema que é projetado para exaurir o ar contaminado. O seu funcionamento, portanto, consiste na entrada de ar ou gás contaminado na parte inferior do filtro, através do duto de ar saturado. Após a captação e transporte do material particulado, o mesmo é direcionado ao equipamento composto de elementos filtrantes do tipo manga, que possuem, em geral, uma forma tubular e estão fixos em paralelo no corpo do filtro.
Conforme o ar vai passando por esses elementos, as partículas de impureza são retidas nos poros dos fios e na área superficial do filtro. E com isso, o ar, agora limpo e sem partículas, é direcionado para os bocais da parte superior do filtro e lançado na atmosfera. O material particulado, por sua vez, deverá ser “despejado” pelo filtro de manga. Para isso, ele é “pulsado” através de jatos intervalados de ar comprimido.
Com a pressão, as partículas de impureza, que ficaram retidas no tecido das mangas, descem para a moega, que as direcionam para as válvulas automáticas ou manuais, responsáveis por descarregá-las controladamente em caçambas, bags ou tambores. Como a coleta é feita em recipientes facilmente intercambiáveis, o material coletado pelo filtro de manga pode ser reaproveitado.
Depois de um tempo e de certa quantidade, a própria sujidade acumulada nos poros dos fios transforma-se em uma barreira eficiente, atuando como meio filtrante complementar. Mesmo assim, é extremamente importante ter o cuidado de manter o filtro sempre limpo e de trocar os elementos filtrantes para que o equipamento possa operar novamente conforme as condições de projeto. Mas isso não é nenhum problema, já que além de ser um produto acessível, o filtro de manga é de fácil limpeza e manutenção.
Quais são as principais vantagens do filtro de manga?
O filtro manga apresenta excelentes vantagens, mas a maior delas, sem dúvidas, é a sua alta eficiência, pois se bem dimensionado é de 99,9%. Mas, além disso, é um produto versátil, o que tem proporcionado um uso cada vez mais disseminado desse tipo de coletor. Isso significa que ele se adapta a vários tipos de indústrias, independentemente do segmento, desde que seja bem projetado.
A redução da emissão de poluentes na atmosfera e o seu ótimo custo-benefício pela operação designada também são benefícios que devem ser mencionados. Afinal, esse é um produto que possui baixos custos de investimento e manutenção, capacidade de filtragem otimizada e consumo de energia reduzido. E o filtro de manga ainda conta com um sistema de limpeza automático por jato pulsante e descarga automática através da válvula rotativa.