Filtro de Manga

Dispositivo formado por um elemento filtrante do tipo manga, o equipamento é destinado para filtragem de gases e particulados, sendo comumente implementado em processos industriais que resultam em poluentes particulados secos.

O filtro de manga pode ser encontrado nos formatos redondo, ciclonado ou retangular. Sua configuração padrão consiste na separação do ar poluído e ar limpo através de um espelho no qual são montados os elementos filtrantes tipo manga. O equipamento é constituído por uma quantidade específica de mangas, responsáveis por determinar a área de filtragem conforme as suas dimensões.

Neste equipamento de filtragem, as mangas podem ter ou não suportes e armações de metal removíveis, tornando possível a substituição dos elementos filtrantes. O filtro de manga é equipado com sistema automático para limpeza e manutenção, o que permite ao dispositivo um pleno funcionamento sem interrupções mesmo quando as mangas estiverem com sujidades.

Ao longo do tempo, o processo de limpeza do filtro de manga se torna cada vez menos eficiente. Por conta disso, é fundamental realizar a troca dos elementos filtrantes e manter o funcionamento correto do equipamento de acordo com as diretrizes estabelecidas no projeto de filtragem industrial.

Qual é a composição do filtro de manga?

Os filtros de manga são dispositivos que devem ser instalados de acordo com as especificações estabelecidas mediante projeto técnico, elaborado por equipe de engenharia especializada, atendendo as necessidades da operação industrial de cada empresa.

O equipamento de filtragem é constituído por alguns componentes. Entre eles estão:

Mangas Filtrantes

As mangas do dispositivo de filtragem são cilindros que permitem a passagem do ar ao mesmo tempo em que retém as partículas sólidas. Ao longo do tempo, as mangas filtrantes acumulam sujidades e acabam precisando passar por um processo de higienização. A manutenção de limpeza do filtro de manga pode ser feita através de jatos de ar comprimido.

Gaiolas (armações metálicas)

As armações de metal são chamadas também de gaiolas, pois sustentam as mangas do dispositivo de filtragem, deixando-as organizadas na disposição de fileiras.

Chapa (espelho)

Elemento utilizado para garantir a fixação entre as gaiolas e as mangas filtrantes do equipamento industrial. 

Escape ou válvula de diafragma


A válvula de diafragma controla a passagem do ar comprimido, destinado para o processo automático de limpeza das mangas.

Reservatório para ar-comprimido

O reservatório de ar-comprimido é obrigatório para as etapas de limpeza dos elementos filtrantes. O dispositivo deve oferecer a capacidade suficiente para garantir que a sopragem de ar seja realizada de maneira contínua mesmo durante o processo de manutenção e limpeza do filtro de manga.

Tubos de sondagem

Os tubos metálicos de sondagem são responsáveis pela distribuição e direcionamento dos jatos de ar comprimido nas mangas filtrantes, que ficam dispostas em uma mesma fileira.

Moega

Moega é o recipiente que retém as partículas que entram em alta velocidade no dispositivo, além de ser responsável por recolher as partículas que ficam desprendidas das mangas.

Manutenção do filtro de manga

O filtro de manga é um equipamento de fácil manutenção que conta com um sistema de limpeza automático. Para garantir o seu bom funcionamento, o filtro de manga deve passar por um processo de higienização periódica para manter o filtro limpo.

Após um tempo em atividade, o equipamento de filtragem industrial acumulará sua própria sujidade nos poros dos fios, pois a poeira acaba formando uma camada fina no interior da manga. Sem uma saída de ar, o exaustor não atingirá seu pleno funcionamento.

O processo de manutenção consiste na limpeza do filtro e, caso necessário, a troca dos elementos filtrantes. Isso é fundamental para o equipamento operar de acordo com as diretrizes do projeto estabelecido para o controle de poluição industrial.

Como funciona a limpeza automática do filtro de manga

A limpeza automática do filtro de manga acontece por meio de injeção de ar comprimido no interior das mangas. O processo de manutenção acontece através de um jato pulsante e descarga automática pela válvula rotativa. 

Nos processos industriais com materiais particulados, a separação dos elementos sólidos é realizada quando o ar com partículas passa pelas mangas do filtro. Retidas na manga, as partículas formam uma camada fina similar a uma capa. Com isso, o sistema de limpeza automático faz o ar comprimido entrar no equipamento de filtragem para transpassar por debaixo das mangas. 

Após todo o processo, o ar limpo é levado pelos dutos até a chaminé de escape. Já a poeira desprendida da superfície do filtro é coletada pelo funil inferior do equipamento, sendo conduzida até o dispositivo de extração. 

Para realizar todas as etapas de limpeza, o sistema automático conta com um mecanismo eletrônico que permite a programação das frequências e o tempo de duração do processo de limpeza do filtro de manga.

Como fazer o dimensionamento do filtro de manga?

O dimensionamento do filtro de manga consiste na área filtrante do equipamento industrial, considerada fundamental para alcançar até 99% de eficiência nos processos de filtragem. As empresas que procuram por um sistema de captação e filtragem devem acionar uma equipe de engenharia especializada como a da Brasfaiber para fazer a análise de cada processo industrial. 

Com isso, é possível identificar quais elementos filtrantes são recomendados para o controle da emissão de materiais particulados e, principalmente, determinar as dimensões mais indicadas para o funcionamento correto do filtro de manga.

Requisitos para calcular o dimensionamento correto

O tipo de granulometria e as características do material particulado são fatores que influenciam no sucesso da aplicação do equipamento de filtragem. Aspectos como explosividade, volume dispersado, hidrofóbico ou não, são avaliados pela engenharia para dimensionar o filtro de manga corretamente.

O formato do elemento filtrante (redondo, ciclonado ou retangular) e a distribuição granulométrica do material particulado gerado são requisitos também considerados para o dimensionamento. Portanto, um dos parâmetros para dimensionar o equipamento de filtragem é a relação ar-pano, conhecida também por velocidade de filtração. 

A análise da engenharia especializada determina a vazão de ar que precisa ser filtrada e o tipo de material que deve ser retido no elemento filtrante. Com isso, pode-se definir a quantidade de mangas necessárias e as dimensões do filtro.

Onde usar os filtros de manga?

Equipamento versátil e customizável, o filtro de manga pode ser aplicado nos processos em todos os tipos de indústrias. O elemento de filtragem ajuda a reduzir os custos com o pós-tratamento dos particulados, já que ele permite a produção de dejetos secos.

As empresas que podem se beneficiar com o uso do equipamento de filtragem industrial são:

  • Madeireiras e tratamentos térmicos
  • Carregadores e descarregadores de materiais graneleiros e fertilizantes
  • Manuseadores de cimento
  • Mineração
  • Farmacêuticas
  • Indústrias de metais nobres
  • Indústrias alimentícias
  • Indústrias de armazenamento ou processamento de grãos
  • Indústrias de aço e metalurgia com fornos
  • Usinagem a seco
  • Lixamento e reciclagem
  • Indústrias de papel e celulose

Quando utilizar o filtro de manga?

O dispositivo filtro de manga é fabricado por fornecedor comprovado e qualificado na área de atuação. Por isso, o equipamento de filtragem é considerado uma solução com ótimos resultados para atender as expectativas de todas as empresas que implementam o filtro tipo manga em seus processos industriais.

Quando integrado à operação industrial, o dispositivo possibilita não somente a filtragem, mas também a eliminação de partículas dos gases. Esta é uma medida simples e muito vantajosa, sobretudo, para a segurança e o controle da emissão de poluentes na atmosfera.

A utilização do filtro de manga é recomendada para todas as atividades de processos industriais que possam emitir partículas sólidas e nocivas no meio ambiente, como gases de forno, calcinadores, incineradores, caldeiras, cimento, vidro, cerâmica, fundição, alumínio, usinas de incineração de resíduos, sistemas de energia e despoeiramento, indústrias manufatureiras, entre outras.

Benefícios do uso do Filtro de Manga no Processo Industrial

A aplicação do filtro de manga possibilita inúmeros benefícios para as indústrias que operam o equipamento de filtragem e alcançam máxima eficiência na remoção de todas as partículas nocivas do fluxo de gás antes da saída para a atmosfera. O uso dos filtros de manga ajuda no controle de emissão de efluentes resultantes da queima de tóxicos e biorriscos. 

Projetado para remover as impurezas dos materiais particulados, o filtro de manga possibilita a redução de desperdícios no fluxo industrial, ajuda a manter o valor de pH dos biomateriais e a aumentar a vida útil dos materiais.

Escolha o melhor filtro de manga para sua operação

Selecione o filtro tipo manga mais adequado para atender as exigências dos processos industriais da sua empresa. Para escolher o melhor equipamento de filtragem, deve-se ficar atento e considerar as propriedades dos materiais que precisam ser filtrados, sua granulometria, densidade, ângulo de acomodação, umidade, temperatura, entre outras características.

Portanto, é fundamental sua operação acionar uma empresa com engenharia especializada como a Brasfaiber para analisar o fluxo industrial e dimensionar o filtro de manga corretamente para alcançar máxima eficiência no processo de filtragem. 

Filtros de Manga Brasfaiber: qualidade e segurança para sua empresa

Os ambientes industriais necessitam de equipamentos e soluções de qualidade para a implementação de projetos eficientes para tratamento e controle de poluição. Com fabricação de máquinas sólidas e modernas, a Brasfaiber é uma empresa que atua com excelência desde 1985, desenvolvendo tecnologias para fornecer os melhores elementos filtrantes do mercado.

Os diversos formatos de filtro de manga, desenvolvidos e instalados pela engenharia especializada da Brasfaiber, são adaptados à realidade das operações industriais para atender todas as necessidades e superar as expectativas através das soluções dos equipamentos de filtragem.

A Brasfaiber já desenvolveu e implementou diversos projetos para controle de poluição em ambientes industriais. Entre em contato com a equipe especializada e conheça as nossas soluções de filtragem para materiais particulados. Fale com um de nossos especialistas e agende uma visita técnica com a engenharia da Brasfaiber.

Solicite um Orçamento

A Brasfaiber já realizou diversos projetos, tanto na área da ventilação industrial como controle de poluição. Solicite um contato através do formulário abaixo, nossos especialistas entrarão em contato com você o mais breve possível.

    Características:

    Onde os filtros de manga podem ser aplicados?

    Como citado anteriormente, o filtro de manga é um equipamento versátil, que pode ser aplicado em diferentes ambientes industriais, como por exemplo indústrias siderúrgicas, petroquímicas, automobilísticas, pedreiras e de mineração. Ele é um equipamento indicado para reter inúmeros materiais particulados sólidos com distintas granulometrias, tais como:

    • Cavacos;
    • Farináceos;
    • Herbicidas;
    • Fibras;
    • Granalhas;
    • Sabão e leite em pó;
    • Vírus, fungos e bactérias;
    • Bagaço de cana ou madeira;
    • Poeira de amianto e algodão;
    • Fumos de chumbo, alumínio, zinco e cloreto de amônia;
    • Pó de cimento, papel, couro, cal, rações, carvão e fertilizantes;
    • Fumaça de reações químicas preta da queima de combustíveis fósseis.

    É possível comprar um filtro de manga personalizado?

    Existem diferentes tipos de filtro de manga, como o redondo, ciclonado e retangular. Para esse tipo de equipamento, portanto, a personalização se faz obrigatória. Inclusive, comprar um filtro de manga personalizado não só é possível, como é essencial. Afinal, não existe uma solução padrão que garanta a sua máxima eficiência, segurança e aplicabilidade em qualquer tipo de ambiente. Por esse motivo, é importante ter conhecimento prévio da granulometria e das características do particulado, como explosividade, se é hidrofóbico ou não, e o volume dispersado.

    Além disso, é necessário adotar corretamente a velocidade de captação e de transporte, relação ar-pano, portas de explosão corretas, e tecido filtrante correspondente e apropriado ao particulado. Esses são apenas alguns dos quesitos do dimensionamento do filtro de manga. No entanto, muitas vezes não é tão simples assim. Por isso, é fundamental contar com uma engenharia especializada, como a da Brasfaiber, para solucionar o controle de particulados em seu processo ou empresa.

    Brasfaiber, especialista em filtro de manga

    Os filtros de manga da Brasfaiber são totalmente fechados e fabricados através de painéis metálicos reforçados e intertravados. Tudo com o intuito de facilitar a operação de limpeza e manutenção. Nossos equipamentos contam com visores, portas de inspeção, reservatórios para escoamento do material e indicadores de saturação. Além disso, proporcionam a remoção de material coletado dentro das especificações de ergonomia e segurança do trabalho.

    O filtro de manga também possui um processo de limpeza automático que consiste na injeção de ar comprimido no interior das mangas. Dessa forma, permitindo que o equipamento opere sem pausas ao sujar as mangas. E junto acompanha Programador Sequencial Eletrônico, visando permitir o comando e controle do sistema de limpeza controlando parâmetros, tais como o tempo e o intervalo de injeção do ar em cada fileira de mangas.

    EXPERIÊNCIA

    Mais de 30 anos prestando serviços de qualidade e excelência.


    VEJA NOSSO VÍDEO

    Perguntas Frequentes

    Nossos Parceiros

    BRF

    AceletorMittal

    HyperMarcas

    Nestlé

    P&G

    Ícone indicando que o conteúdo é scrollavel horizontalmente

    Solicite um Orçamento

    A Brasfaiber já realizou diversos projetos, tanto na área da ventilação industrial como controle de poluição. Solicite um contato através do formulário abaixo, nossos especialistas entrarão em contato com você o mais breve possível.

      Persona

      Exaustor Axial em Fibra de Vidro EA27 (300mm / 30cm)

      Equipamento projetado com o sentido de fluxo de ar para exaustão sua finalidade será a de retirar o ar de um ambiente interno para a atmosfera.

      Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehe

      Fabricação

      Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Facere nihil eius debitis, optio porro aliquid voluptatem vel dolorum ullam non?

      Hélice

      Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Facere nihil eius debitis, optio porro aliquid voluptatem vel dolorum ullam non?

      Informações técnicas
      Vazão 2.000 m³/hora
      Vazão 2.000 m³/hora
      Vazão 2.000 m³/hora
      Vazão 2.000 m³/hora
      Ícone do Whatsapp branco em fundo verde
      LIGAR

      Gostaria de receber uma ligação?

      NÓS TE LIGAMOS! Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.

        Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

        Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

          Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

          Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

            Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.