Para que Serve o Exaustor Industrial e Por Que Usá-lo?

Entender para que serve o exaustor industrial é o primeiro passo ao investir na melhoria da qualidade do ar na sua indústria.

Afinal, é um equipamento essencial na remoção de poluentes, vapores, odores e partículas suspensas no ar.

Além de proporcionarem um ambiente mais seguro e saudável para os trabalhadores.

Portanto, os exaustores industriais são frequentemente utilizados em locais onde a ventilação adequada é essencial para manter um ambiente de trabalho eficiente e em conformidade com as regulamentações ambientais e de segurança. 

Assim, são projetados para lidar com altos volumes de ar e podem ser instalados de diversas maneiras para se adequar às necessidades específicas de cada ambiente.

Vamos aprender mais sobre a função e como usar o exaustor? Boa leitura!

Para Que Serve o Exaustor Industrial?

Exaustor de Parede

O exaustor industrial é um equipamento fundamental em ambientes industriais devido à sua capacidade de melhorar significativamente a qualidade do ar.

Para isso, o exaustor é posicionado no telhado ou na parede e opera por meio de um motor elétrico que faz a hélice girar, removendo o ar poluído do espaço e o direcionando para fora.

Assim, os exaustores industriais são projetados para garantir um ambiente mais seguro e saudável para os trabalhadores.

E, ao mesmo tempo, contribuem para a conformidade com as regulamentações de saúde e segurança no local de trabalho. 

Dessa forma, os exaustores industriais são amplamente utilizados em:

  • Fábricas
  • Oficinas
  • Cozinhas industriais
  • Instalações de processamento
  • Laboratórios químicos
  • Indústrias metalúrgicas
  • Locais onde a ventilação adequada é essencial

Então, além de proporcionar um ambiente mais confortável e seguro, os exautores também ajudam a aumentar a eficiência operacional, reduzindo a concentração de poluentes e o acúmulo de calor.

Qual é a Função do Exaustor?

O exaustor é responsável pela remoção eficiente de ar contaminado, odores indesejados, vapores, fumaça e calor excessivo de ambientes internos.

Então, melhoram a qualidade do ar e mantêm um ambiente seguro e saudável. 

Além disso, os exaustores auxiliam na regulação da temperatura, evitando o superaquecimento em espaços fechados.

Fale com um dos Nossos Especialistas e Solicite uma Proposta com a Brasfaiber

Como Usar Exaustor? Veja 7 Dicas

Veja como aproveitar ao máximo o exaustor industrial na sua empresa.

  1. Instale o exaustor em um local que maximize a circulação de ar: Posicione-o próximo à fonte de poluentes (como fogões, máquinas industriais ou áreas de produção) para capturar eficientemente os contaminantes no ar
  2. Faça inspeções periódicas e mantenha o exaustor limpo e em boas condições: substitua os filtros ou peças desgastadas conforme necessário para garantir o desempenho ideal
  3. Certifique-se de escolher o tipo de exaustor apropriado para a aplicação específica: por exemplo, os exaustores axiais são ideais para ventilação geral, enquanto os centrífugos são mais eficazes para promover alta pressão de ar
  4. Utilize os controles do exaustor conforme as necessidades: ajuste a velocidade e o fluxo de ar conforme a demanda, economizando energia quando a ventilação máxima não é necessária
  5. Avalie se a entrada de ar fresco é adequada para manter um equilíbrio saudável entre o ar interno e externo: isso evitará problemas de pressão negativa e ajudará a evitar a entrada de poluentes do exterior
  6. Treine os colaboradores: certifique-se de que os funcionários saibam como operar o exaustor corretamente. Além disso, eles devem estar cientes dos procedimentos de segurança relacionados à sua utilização
  7. Conte com a ajuda de uma empresa especializada: profissionais capacitados podem garantir a eficiência e a segurança do seu sistema de exaustão. Afinal, eles ajudam a:
    • Avaliar as necessidades específicas do seu ambiente
    • Recomendar o tipo de exaustor mais adequado 
    • Garantir uma instalação adequada, seguindo as normas e regulamentações aplicáveis

E aí, você gostou de aprender para que serve o exaustor industrial? Nós, da Brasfaiber, somos especialistas no assunto e podemos te ajudar!

Conheça agora mesmo os nossos exaustores axiais e os exaustores centrífugos e melhore a qualidade de ar nos ambientes industriais!


Solicite um Orçamento

A Brasfaiber já realizou diversos projetos, tanto na área da ventilação industrial como controle de poluição. Solicite um contato através do formulário abaixo, nossos especialistas entrarão em contato com você o mais breve possível.

    POSTS RELACIONADOS

    Diego Brasfaiber

    Baixe nosso catálogo

    Solicite um Orçamento

    A Brasfaiber já realizou diversos projetos, tanto na área da ventilação industrial como controle de poluição. Solicite um contato através do formulário abaixo, nossos especialistas entrarão em contato com você o mais breve possível.

      Persona
      LIGAR

      Gostaria de um orçamento?

        Nossos especialistas entrarão em contato em breve.