Dicas para melhorar o ambiente industrial

Em empresas com muitos ativos, as máquinas que mantêm os negócios em movimento são essenciais. Mas as pessoas que operam essas máquinas também são de suma importância. Não à toa, ter segurança e um bom ambiente de trabalho é fundamental em todos os lugares, sobretudo quando se fala de indústrias. Portanto, dicas para melhorar o ambiente industrial são bastante úteis, pois locais com equipamentos pesados, diversos funcionários e fluxos de trabalho especializados podem ter muito a ganhar com o desenvolvimento de alguns cuidados e protocolos mais robustos. Isso inclui a adoção de diversas medidas diferentes, incluindo o uso de exaustores industriais.

3 dicas para melhorar o ambiente industrial

Melhorar um ambiente industrial significa criar um lugar não só que seja funcional, mas que também impacte significativamente na produtividade de uma empresa de forma positiva. Isso é essencial para conseguir cumprir com as metas e os prazos estipulados, ao mesmo tempo em que torna a sua indústria um local mais agradável para se trabalhar.

Confira a seguir 3 dicas para melhorar o ambiente industrial com base em fatores que precisam ser trabalhados, pois normalmente causam desperdícios e prejuízos para as indústrias:

Administração de conflitos internos

Por mais tecnológicas e bem equipadas que as empresas sejam, elas ainda são formadas por pessoas que precisam operar as máquinas para a realização das tarefas diárias. Mas cada uma dessas pessoas tem as suas próprias opiniões, costumes, características e manias. Consequentemente, no mundo corporativo, essas diferenças podem levar a conflitos e discussões, impactando na produtividade. Além disso, excesso de trabalho e de cobranças também podem ser causadores de estresse.

Portanto, a gestão de pessoas é uma tarefa fundamental. Um bom gerente de projeto deve ser capaz de aparar as arestas, a fim de garantir que a indústria sempre mantenha sua operação normal. Para isso, deve-se sempre manter um canal de comunicação entre a gerência e a equipe, tomando todas as providências necessárias para verificação e erradicação de ruídos e possíveis gargalos no processo. É imprescindível que a informação repassada para os colaboradores seja 100% compreendida, e vice-versa.

Controle da temperatura e umidade

Se você quer melhorar o ambiente industrial, a temperatura e a umidade devem ser levados em consideração, uma vez que o excesso de frio ou de calor podem prejudicar a produtividade dos profissionais. Assim, esses são dois fatores essenciais para o sucesso de sua produção e para proporcionar um ambiente de trabalho agradável. A combinação de temperaturas baixas e ar seco causam distrações, provocando falta de atenção e dispersão por parte dos trabalhadores.

Por outro lado, temperaturas altas combinada com a umidade excessiva pode acabar causando cansaço, moleza e sonolência. Ou seja, os dois extremos afetam diretamente as atividades da empresa e acarretam acidentes de trabalho e redução da produtividade. Isso, por consequência, não representa apenas um déficit na produção, mas também riscos maiores no âmbito da segurança do trabalho.

A dica, nestes casos, é investir nos exaustores industriais, que são equipamentos capazes de promover a substituição do ar quente pelo ar frio. Dessa forma, eles ajudam no controle da temperatura e mantêm o ar em constante renovação. E, quando combinados com outros itens, como os filtros, contribuem ainda para melhorar a qualidade do ar. Consequentemente, as partículas nocivas para a saúde dos profissionais são eliminadas e a umidade pode ser controlada, atingindo níveis adequados para o trabalho humano.

Garantir uma boa iluminação

Para melhorar o ambiente industrial, a iluminação também é um fator que precisa ser analisado. Isso porque, assim como nos casos da temperatura e umidade, é imprescindível que haja equilíbrio. Afinal, deve-se observar que a claridade afetará diretamente na disposição e saúde dos funcionários.

Um ambiente pouco iluminado pode ser bastante prejudicial, pois obriga o trabalhador a forçar a visão para tentar enxergar o que está fazendo, como para conseguir ver os botões da máquina que está sendo operada. Enquanto isso, o excesso de luminosidade também não é ideal, uma vez que pode causar grande desconforto e prejudicar a saúde.

Por isso, uma boa iluminação deve ser aquela em que a intensidade da luz permite uma boa visibilidade, tendo em vista os processos desenvolvidos em cada ambiente.

Siga essas dicas e utilize os exaustores industriais da Brasfaiber

A Brasfaiber está desde 1985 presente no mercado de climatização. Com sua vasta experiência, atua na área de tratamento de poluentes atmosféricos e equipamentos voltados à ventilação industrial. Nossa missão é proporcionar conforto, economia e reconhecimento com produtos de ponta, ajudando a melhorar o ambiente industrial. Entre em contato conosco, conheça mais sobre os exaustores industriais e tire todas as suas dúvidas!

Solicite um Orçamento

A Brasfaiber já realizou diversos projetos, tanto na área da ventilação industrial como controle de poluição. Solicite um contato através do formulário abaixo, nossos especialistas entrarão em contato com você o mais breve possível.

Ícone do Whatsapp branco em fundo verde
LIGAR

Gostaria de receber uma ligação?

NÓS TE LIGAMOS! Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.