Por que fazer a manutenção dos exaustores?

Quando se trata de renovação do ar em indústrias, não é segredo que os exaustores industriais fornecem inúmeros benefícios e são absolutamente essenciais em muitos setores. . No entanto, embora sejam equipamentos que possuem uma longa vida útil, a manutenção dos exaustores precisa ser feita de tempos em tempos, sendo recomendada, pelo menos, uma vez a cada dois anos. Isso é extremamente importante para que o seu desempenho continue tendo a máxima eficiência para o ambiente.

Descubra por que é fundamental realizar a manutenção dos exaustores

Pode ser difícil ter esse cuidado, pois tratam-se de máquinas complexas. Contudo, é importante ter em mente que a falta de manutenção adequada pode causar muitos problemas no local de trabalho. Dessa forma, aqui estão alguns motivos importantes para realizar a manutenção dos exaustores regularmente:

Segurança e saúde dos funcionários

A falta de manutenção dos exaustores pode levar ao acúmulo de poluentes infecciosos e contaminantes no ar de sua empresa. Consequentemente, isso significaria ter um ambiente com grandes riscos para a saúde dos funcionários. Esse cuidado também é fundamental para evitar mau cheiro no ambiente e aumento do ruído, e também para permitir o controle de temperatura do local.

É por esse motivo que você deve sempre reservar algum tempo para fazer uma limpeza completa nesse equipamento e, para que ela seja ainda mais eficiente, deve ser realizada de forma preventiva. Ou seja, antes que ocorra algum tipo de problema.

Vida útil mais longa do sistema

Outro motivo importante para realizar a manutenção dos exaustores de tempos em tempos, dando preferência para a manutenção preventiva, é estender a sua vida útil. Afinal, se o exaustor ficar muito sujo e tiver que trabalhar mais para obter o mesmo resultado, ele pode encurtar muito sua vida útil e causar atrasos nos procedimentos do dia a dia do local de trabalho.

A manutenção adequada ainda ajuda a evitar incêndios internos e panes nos outros equipamentos, coisas que podem prejudicar o funcionamento do sistema de renovação de ar como um todo, além, é claro, de diminuir o desempenho e a eficiência do exaustor.

Economia de dinheiro

A manutenção dos exaustores também é essencial se você não quer ter de arcar com custos de energia mais altos. Isso porque, quando o exaustor fica muito sujo, os seus filtros podem entupir. Consequentemente, o seu motor tem que trabalhar mais para obter o mesmo resultado, gastando mais energia.

Para manter os custos de energia baixos, é fundamental manter os procedimentos de manutenção. Como dito anteriormente, o ideal é que seja feito preventivamente. Contudo, se notar que o equipamento está diminuindo a velocidade ou qualquer outro problema, também pode ser um sinal de que ele precisa passar por uma manutenção antes “do tempo”.

Procurando por exaustores industriais? Conte com a Brasfaiber!

Um sistema de exaustão correto ventila o ar, mantém ele em temperatura adequada, assim como contribui para que tenha um número muito menor de impurezas no local. Por isso, não deixe o tempo passar e invista na manutenção dos exaustores!

Presente no mercado de climatização industrial desde 1985, a Brasfaiber tem vasta experiência no assunto e é referência em seu segmento. Atuando, assim, na área de tratamento de poluentes atmosféricos e equipamentos voltados a ventilação industrial.

Solicite um Orçamento

A Brasfaiber já realizou diversos projetos, tanto na área da ventilação industrial como controle de poluição. Solicite um contato através do formulário abaixo, nossos especialistas entrarão em contato com você o mais breve possível.

Ícone do Whatsapp branco em fundo verde
LIGAR

Gostaria de receber uma ligação?

NÓS TE LIGAMOS! Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.