Exaustão em salas de baterias: entenda a importância do sistema de ventilação

Empresas de diversos segmentos possuem salas de baterias como forma de garantir o pleno funcionamento de maquinários, mantendo a carga horária necessária para uma operação eficiente. Com isso, equipamentos elétricos podem atuar sem paradas diante de situações com ausência de energia.

Ao optar pela construção de unidades nesse formato, as companhias devem se atentar a alguns fatores de segurança, como a implementação de sistema de ventilação industrial. Isso é necessário para manter a produtividade das operações e, principalmente, realizar a exaustão em salas de baterias com equipamentos resistentes aos vapores desta operação.

Por que a exaustão em salas de baterias é importante para sua empresa?

As instalações que possuem unidades de bateria do tipo chumbo ácidas, geralmente seladas e recarregáveis, oferecem alto risco de explosão e/ou corrosão. A combinação de gás hidrogênio emitido pelas baterias, aliado a temperatura elevada ou centelhamento de equipamentos elétricos, formam um ambiente propício a explosões.

Como fator de segurança, empresas devem priorizar a instalação de exaustor para salas de baterias, pois o equipamento de ventilação industrial auxilia na dissipação de gases gerados nas unidades com acumuladores de chumbo.

Empresas de telecomunicações e telefonia são alguns exemplos de companhias que possuem salas de baterias (ou unidades no-break).

Exaustão em salas de baterias: entenda a importância do sistema de ventilação

O que é a bateria de chumbo-ácido?

A bateria do tipo chumbo ácida consiste no conjunto de pilhas ligadas em série, sendo que a tensão elétrica emitida de cada uma chega a 02 volts. Para se ter uma melhor dimensão, baterias de pilhas comuns fornecem uma tensão elétrica de 12 volts.

Como mencionamos anteriormente, as baterias de chumbo tipo ácido são associadas também à nomenclatura de acumuladores de chumbo. Uma das principais vantagens desse modelo de bateria é que ele pode ser recarregado.

No entanto, quando há necessidade do recarregamento, os acumuladores de chumbo precisam ser monitorados, pois durante esse processo há liberação de gases perigosos, como hidrogênio. Caso a bateria de chumbo ácido for recarregada em excesso, o dispositivo pode explodir devido à junção de substâncias inflamáveis com o ar.

Isso acontece porque as baterias de chumbo possuem ácido sulfúrico, substância corrosiva que pode provocar irritação em contato com a pele ou os olhos, além de causar queimaduras. Com o alto risco de curto-circuitos nas salas com acumuladores, as faíscas podem até mesmo derreter objetos metálicos e explodir gases resultantes do processo de recarga, como o hidrogênio.

 

Como funciona o exaustor para salas de baterias?


O exaustor para sala de baterias deve ser implementado de acordo com algumas diretrizes de segurança. Sendo assim, o equipamento precisa ser instalado exatamente no nível acima em que estão localizadas as baterias. 

Recomenda-se também analisar se as baterias estão cheias até o limite estabelecido, pois isso é fundamental para assegurar que todas as conexões estão isoladas antes de ligá-las. Além disso, é importante evitar o uso de fontes de ignição e equipamentos elétricos próximos aos carregadores.

Em relação à capacidade do exaustor para salas de baterias, o dispositivo deve ser calculado em metros cúbicos por minuto com equivalência à área da sala em metro quadrado.

Geralmente, a troca de ar fresco no ambiente deve ser feita pelo menos seis vezes em relação à capacidade cúbica do local. Sendo assim, as instalações com acumuladores de chumbo devem garantir, em média, a renovação do ar 12 vezes por hora.

Com a implementação adequada do exaustor para sala de bateria, as entradas de ar ficam localizadas perto do piso, com aberturas de saída no nível mais alto da sala. Em algumas situações, as empresas podem interligar a exaustão do ambiente com o monitoramento para detectar hidrogênio.

Conheça o exaustor axial a prova de explosão  e o exaustor axial enclausurado com qualidade e segurança Brasfaiber

Um dos modelos de equipamentos que podem ser instalados para a exaustão em salas de bateria é o exaustor axial a prova de explosão, projetado para exaurir o ar do ambiente. O dispositivo possui certificado pelo INMETRO/CEPEL, seguindo diretrizes de segurança e padrões rígidos de qualidade. Outro é o Exaustor Enclausurado pois o motor não tem contato com o fluxo corrosivo.

Com materiais de alta resistência e durabilidade, o exaustor axial a prova de explosão oferece alta performance para operações industriais. Entre em contato com a equipe técnica da Brasfaiber e saiba como o equipamento pode auxiliar a sua empresa. 


Solicite um Orçamento

A Brasfaiber já realizou diversos projetos, tanto na área da ventilação industrial como controle de poluição. Solicite um contato através do formulário abaixo, nossos especialistas entrarão em contato com você o mais breve possível.

    POSTS RELACIONADOS

    Diego Brasfaiber

    Baixe nosso catálogo

    Solicite um Orçamento

    A Brasfaiber já realizou diversos projetos, tanto na área da ventilação industrial como controle de poluição. Solicite um contato através do formulário abaixo, nossos especialistas entrarão em contato com você o mais breve possível.

      Persona
      LIGAR

      Gostaria de um orçamento?

        Nossos especialistas entrarão em contato em breve.