Blog

Ventilação Industrial

Ventilar, em uma concepção ampla, significa o deslocamento de ar. Na pratica a ventilação mecânica deve insuflar ou retirar o ar de um ambiente para se obter a renovação ideal para saúde e conforto dos trabalhadores.

O que é a Ventilação Industrial?

A ventilação industrial é em geral entendida como a operação realizada por maquinas que desempenham a função de promover uma troca de ar adequada e um ambiente livre de contaminantes. Quando a ventilação é adequadamente projetada consegue eliminar agentes nocivos à saúde humana e não lança-los para atmosfera.

Ventilação Industrial e Controle de Poluição

Através de meios mecânicos a ventilação tem como objetivo controlar a distribuição do ar, temperatura, umidade e agentes poluidores. Em diversos processos industriais são gerados resíduos que devem ser captados e retirados do ambiente.

Em um local em que alguns contaminantes estão em alta concentração no ar é necessário a instalação de equipamentos industriais para que seja possível trabalhar com saúde e segurança.

Além de captar os elementos contaminantes deve-se conduzi-los até um equipamento para coleta-los e não contaminar o meio ambiente. A Brasfaiber desenvolve equipamentos como filtro de manga, lavador de gases e filtragem de odores.

Por que é importante se preocupar com a Ventilação Industrial?

As consequências de não se preocupar com este assunto, dependendo do contaminante, podem gerar diversas doenças graves como:

  • Irritação dos olhos
  • Doenças pulmonares
  • Pressão alta
  • Doenças do sistema nervoso central
  • Câncer
  • Dermatites
  • Anomalias congênitas

Como funciona ou como é feita a ventilação industrial?

Primeiramente deve-se saber qual o objetivo da área a ser ventilada, entre eles: conforto térmico aos trabalhadores, dispersão de contaminantes, exaurir massa de ar quente ou atender a legislação. Após a definição do objetivo nossos técnicos irão levantar as dimensões e projetar uma solução adequada.

Para receber um atendimento personalizado clique aqui e preencha nosso formulário.

Quando é o momento para adquirir um sistema de ventilação?

Assim que for identificada a necessidade de solucionar problemas de conforto térmico e controle de poluição, quanto antes melhor será a saúde dos trabalhadores e a emissão de poluentes para o meio ambiente. A Brasfaiber é credenciada no Finame do Banco Nacional do Desenvolvimento, BNDS.

Quem deve utilizar a Ventilação Industrial?

Todas as industrias que pelos meios naturais não possuem uma renovação de ar necessária ou geram em seus processos contaminantes como poeiras, fumos e névoas.

 

Exaustor Industrial

É um equipamento desenvolvido para produzir o deslocamento de gases e particulados, movido através de um motor elétrico impulsiona o ar através do movimento da hélice ou rotor para gerar uma vazão ou pressão pré determinada. Podemos dividir entre axiais e centrífugos. ( imagem abaixo)

Exaustores Axiais
Exaustores Centrífugos

Para um exaustor atender sua função, deve ser realizado um estudo para dimensionar um equipamento que produza a quantidade e a força de ar necessária.

A Brasfaiber possui um diferencial de também fabricar seus equipamentos em PRFV (Plástico Reforçado com Fibra de Vidro) pois o mesmo é leve e resistente a corrosão imposta por intempéries como chuvas, umidade, maresia, entre outros.

 

Tipos de exaustor industrial

  • Exaustor Axial
  • Exaustor de Parede
  • Exaustor de Telhado
  • Exaustor para Gases Corrosivos
  • Exaustor Transportável

Sistemas de Ventilação Industrial

Existem diversos sistemas de ventilação, entre eles a ventilação geral diluidora, este sistema combina a ventilação e a exaustão mecânica, proporcionando uma troca de ar constante e um fluxo laminar suave.Se os equipamentos  possuírem filtro como opcional, consegue-se insuflar ar livre de impurezas e sujidades.

Com este sistema é possível diluir a concentração de poluentes, o que resulta em uma melhor saúde e produtividade para os trabalhadores.

Consulte-nos para solucionar seus problemas na área da ventilação, possuímos mais de 30 anos de experiência e estamos prontos para atende-lo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *