Exaustor Industrial de Parede e Telhado: Quais as Diferenças?

O uso do exaustor industrial de parede e telhado nas indústrias é extremamente necessário.

Afinal, o ar é essencial para o clima, a distribuição da chuva, a dispersão de sementes e a manutenção da vida na terra, sendo imprescindível cuidar da sua qualidade.

Com isso, os exaustores industriais atuam na renovação do ar, com controle de poluentes e no conforto térmico dos ambientes.

Além disso, vale ressaltar que os exaustores industriais podem ser instalados de duas maneiras principais: na parede e no telhado. 

E, cada um desses tipos possui características específicas que podem fazer diferença em diversos setores industriais. 

Então, para conhecer mais sobre a diferença do exaustor de parede e teto e entender as vantagens de cada tipo, continue com a gente e otimize sua operação!

O que são Exaustores Industriais?

Exaustores industriais são equipamentos essenciais nas operações de diversas indústrias.

Afinal, são responsáveis pela gestão da qualidade do ar e auxiliam de forma significativa no controle de poluentes e no conforto térmico dos ambientes de trabalho. 

Assim, esses dispositivos são projetados para a renovação do ar em locais industriais, removendo poluentes, odores e vapores indesejados. 

Além disso, podem regular a temperatura e umidade, garantindo um ambiente mais seguro e produtivo.

Portanto, a sua função principal é a extração e ventilação de ar viciado e impuro, substituindo-o por ar fresco do exterior. 

Isso contribui para a remoção de substâncias nocivas (como fumos, poeira, gases tóxicos e vapores) que são frequentemente gerados em processos industriais.

Então, os exaustores industriais promovem um ambiente de trabalho mais saudável e seguro para os funcionários, além de auxiliar no cumprimento das regulamentações ambientais. 

Sua eficiência e versatilidade fazem deles um elemento muito importante em indústrias que vão desde a manufatura e produção química até a indústria alimentícia e automobilística.

Benefícios do Exaustor Industrial para as Indústrias

As indústrias de segmentos diversos, como alimentício, cosmético, químico, petroquímico, farmacêutico, entre outros, realizam diariamente processos industriais que resultam em: aumento da temperatura no ambiente e liberação de agentes contaminantes e poluentes.

Por esse motivo, são obrigadas a adotar medidas de segurança para reduzir esses impactos.

Assim, o uso do exaustor industrial é uma excelente alternativa porque o equipamento funciona de forma relativamente simples e ainda traz diversas vantagens, como:

Melhora do conforto térmico

O nosso organismo reage de acordo com a temperatura e a qualidade do ar em um ambiente.

Então, quando a temperatura está muito elevada e o ar contaminado, o corpo reage negativamente e, por isso, a melhora do conforto térmico industrial é tão importante.

E, para que isso seja possível, existem diferentes equipamentos e dispositivos que podem ser utilizados, como o exaustor industrial, que renova o ar quente e limpa o ar residual.

Aumento da produtividade

A temperatura elevada prejudica a saúde e, consequentemente, impacta negativamente a produtividade no ambiente industrial.

Sendo assim, garantir um ambiente de trabalho com boas condições é imprescindível não apenas para garantir a saúde dos colaboradores, como também para aumentar o desempenho e evitar os prejuízos financeiros.

Renovação constante do ar

Em um sistema de ventilação e renovação do ar no ambiente industrial, é necessário garantir a troca do ar quente por ar frio e a remoção dos poluentes de forma eficiente e constante. 

Para isso, é importante a utilização do exaustor industrial de parede e telhado.

No entanto, é fundamental utilizar o tipo e o modelo adequado de exaustor considerando as características do ambiente no qual será instalado e o tipo de atividade realizada.

Redução dos impactos ambientais

A liberação de vapores, odores, gases e partículas contaminantes provenientes de processos industriais prejudica não apenas a saúde dos funcionários, como também o meio ambiente e a atmosfera.

Neste cenário, a utilização dos exaustores industriais também é necessária para reduzir os impactos ambientais que a atividade industrial inevitavelmente causa.

Preservação da saúde dos funcionários

A temperatura elevada em excesso e a presença de contaminantes no ambiente prejudicam a saúde dos funcionários e, em alguns casos, podem até mesmo colocar a vida dessas pessoas em risco caso não sejam adotadas medidas de segurança.

Assim, a instalação de um exaustor industrial de parede ou exaustor industrial de telhado, por exemplo, acaba sendo uma excelente opção para evitar esse tipo de problema.

Inclusive, existem diferentes opções de modelos e tipos de exaustores industriais disponíveis no mercado. 

Tipos de Exaustores Industriais e para que são Indicados?

Existem diversos tipos de exaustores industriais, cada um projetado para atender a necessidades específicas. 

Por exemplo, os exaustores axiais são ideais para a ventilação de ambientes industriais, removendo o ar quente e poluído. 

Já os exaustores centrífugos são eficazes na movimentação de grandes volumes de ar e são utilizados em sistemas de exaustão de gases e partículas. 

Lembrando que cada tipo de exaustor é projetado para oferecer soluções específicas e atender às necessidades de controle de temperatura, umidade e poluentes em ambientes industriais.

Diferença do Exaustor de Parede e Teto: Como Avaliar?

Exaustor Industrial de Parede e Telhado: Quais as Diferenças? 

O exaustor industrial de parede e telhado são duas opções indicadas para sistemas de exaustão específicos. 

Continue conosco e saiba mais sobre as diferenças entre o exaustor de parede e teto da Brasfaiber.

Exaustor Industrial de Parede

O exaustor industrial de parede é muito importante na remoção de ar quente e impuro em ambientes industriais com ventilação insuficiente. 

Projetado para resistir a condições adversas, combate a presença de gases nocivos à saúde, fumaça, odores e partículas em suspensão, garantindo um ambiente de trabalho mais seguro e confortável.

Assim, esse equipamento robusto, fabricado em materiais como Aço Carbono ou PRFV (Plástico Reforçado com Fibra de Vidro), utiliza um motor elétrico para acionar hélices de alta rotação. 

Então, o exaustor de parede capta o ar interno e o expulsa para o exterior, promovendo a circulação e renovação do ar.

Portanto, além de garantir o conforto térmico dos trabalhadores, também atende a regulamentos e normas como ABNT, NBR e ISO9000. 

Além disso, o equipamento possui vantagens adicionais como: resistência à corrosão, alta durabilidade e baixa necessidade de manutenção, tornando-o uma solução confiável para a eliminação de poluentes e a melhoria da qualidade do ar em ambientes industriais.

Exaustor Industrial de Telhado

O exaustor industrial de telhado é um equipamento fundamental para proporcionar conforto térmico e melhorar a qualidade do ar em ambientes industriais, como fábricas e galpões. 

Assim, sua principal função é exaurir o ar em alta temperatura ou com impurezas, incluindo odores, gases não corrosivos e partículas em suspensão.

Para isso, esse tipo de exaustor opera aproveitando a tendência natural do ar quente de subir para o teto.

Então, estrategicamente instalado, ele dissipa e remove eficazmente bolsões de ar quente estacionados no topo do ambiente, contribuindo para a dispersão do calor.

Fabricados com materiais de alta qualidade, como Plástico Reforçado com Fibra de Vidro (PRFV), esses exaustores oferecem resistência mecânica, durabilidade e baixo peso, evitando sobrecarregar a estrutura do telhado.

Além disso, são equipados com motores robustos, como os da WEG, que garantem um desempenho eficiente mesmo em ambientes adversos.

E, além de promover o conforto térmico para os trabalhadores, o exaustor industrial de telhado:

  • Atende às normas sanitárias da ANVISA
  • Oferece uma vida útil longa
  • Apresenta uma boa resistência às intempéries
  • Tem um baixo custo de manutenção. 

Dessa maneira, é uma ótima alternativa para melhorar a qualidade do ambiente de trabalho em indústrias.

Para que Serve um Exaustor Industrial de Parede?

Entre os modelos de exaustores industriais, o exaustor que pode ser instalado na parede da construção é um dos mais populares.

Então, basicamente, tem como finalidade exaurir o ar quente dos ambientes nos quais a ventilação natural é insuficiente.

Assim, a instalação de um exaustor industrial de parede é especialmente indicada em instalações nas quais é comum a ocorrência de gases nocivos à saúde humana, fumaça, gases não corrosivos, odores e partículas de suspensão.

Além disso, devido a alta durabilidade do seu material de fabricação, certamente contribui para assegurar o conforto térmico e a renovação do ar com máxima eficiência.

Fale com um dos Nossos Especialistas e Agende uma Visita Técnica com a Brasfaiber

Para que Serve um Exaustor Industrial de Telhado?

Já o exaustor de telhado, como o nome sugere, deve ser instalado no telhado das construções.

Pois, como nos fluxos operacionais que geram ar quente a tendência natural é que o ar suba para o teto, não existe lugar melhor para um exaustor.

Assim, na prática, o exaustor industrial de telhado utiliza um motor para rotacionar as hélices e melhorar o conforto térmico, exaurir e renovar o ar contaminado e/ou em alta temperatura, acabando com os odores, gases não corrosivos, partículas em suspensão e outros agentes poluentes e contaminantes.

Além disso, o equipamento dissipa e remove bolsões de ar quente estacionados no teto e, devido ao material de fabricação, possui alta resistência mecânica a intempéries e baixo peso, não sobrecarregando o telhado.

Em resumo, podemos dizer que a principal diferença entre exaustor de parede e exaustor de telhado é o local onde os equipamentos são instalados.

No entanto, o exaustor de telhado destaca-se porque é indicado para locais onde bolsões de ar quente ficam parados no telhado da construção, sem possibilidade de saúde natural.

Onde Comprar Exaustor Industrial de Telhado e Parede?

Na hora de planejar e colocar em prática um sistema de ventilação e renovação de ar no ambiente industrial, diferentes fatores devem ser levados em conta, como:

  • O tipo de atividade industrial desenvolvida no ambiente
  • As características da construção
  • Os tipos de gases e poluentes gerados naquele espaço

Então, com base nessas informações, a Brasfaiber presta assessoria especializada para ajudá-lo a definir quais são os equipamentos necessários para promover a limpeza e a renovação do ar de forma segura e eficiente.

Confira nossos catálogos com diferentes opções de exaustores industriais, como o exaustor de telhado e o exaustor de parede!

E aí, gostou de entender mais sobre as diferenças de tipos de exaustores industriais?

Se quiser mais informações sobre como escolher o tipo e o modelo adequado para a sua empresa, consulte nossa equipe técnica e tire suas dúvidas!


Solicite um Orçamento

A Brasfaiber já realizou diversos projetos, tanto na área da ventilação industrial como controle de poluição. Solicite um contato através do formulário abaixo, nossos especialistas entrarão em contato com você o mais breve possível.

    POSTS RELACIONADOS

    Diego Brasfaiber

    Baixe nosso catálogo

    Solicite um Orçamento

    A Brasfaiber já realizou diversos projetos, tanto na área da ventilação industrial como controle de poluição. Solicite um contato através do formulário abaixo, nossos especialistas entrarão em contato com você o mais breve possível.

      Persona
      LIGAR

      Gostaria de um orçamento?

        Nossos especialistas entrarão em contato em breve.