Como funciona o sistema de despoeiramento industrial?

O sistema de despoeiramento industrial tem seu funcionamento associado ao conjunto de elementos que realizam a filtragem do ar para deixá-lo livre de impurezas, pronto para ser lançado na atmosfera de maneira adequada.

Fundamental para preservar o ecossistema e otimizar a operação industrial, o sistema de filtragem é comumente utilizado nas linhas de produção e parques industriais. Sua implementação auxilia diretamente na diminuição de poeira suspensa no ambiente, tornando o ar mais limpo e deixando o local de trabalho mais seguro.

Qual é a importância do Sistema de Despoeiramento?


Quando o sistema de despoeiramento industrial é dimensionado corretamente, seu funcionamento reduz os impactos ambientais ao mesmo tempo em que ajuda na prevenção de explosões e incêndios durante as operações de diversos segmentos da Indústria.

Muitas empresas realizam processos com o manuseio de matéria bruta para desenvolver algum produto final. Nesse tipo de operação, um sistema de despoeiramento se faz necessário para impedir que os resíduos de particulados se espalhem pelo ambiente e prejudiquem a saúde e o conforto dos empregados. Projetado sob medida, o sistema pode operar em condições severas de trabalho. 

Por que implementar um Sistema de Filtragem Industrial?

Com esse fluxo de operação, é fato que o processo industrial vai acabar gerando resíduos, sejam eles partículas mínimas ou não. Na tentativa de otimizar a produção e manter um controle efetivo de emissão de poluentes, diversas empresas implementam o sistema de filtragem para captar e descartar os rejeitos de forma adequada. 

Para reduzir a poluição atmosférica durante os processos industriais, o sistema de despoeiramento é bastante vantajoso. Ele pode ser constituído de filtros de ar, ventiladores, série de dutos, válvulas, sensores e sistema de limpeza automático.

De acordo com as necessidades da operação industrial, o sistema de despoeiramento vai auxiliar na filtragem do pó suspenso na atmosfera ao mesmo tempo em que mantém o ambiente de trabalho em condições apropriadas para os empregados.

Como aplicar o Sistema de Despoeiramento?

O projeto industrial para despoeiramento pode ser realizado em maquinários para processamento de produtos, como peneiras, fornos e caldeiras, além das etapas de transferências entre equipamentos que provocam pó, como acontece em correias e elevadores, alimentação e extração de armazéns, vazamentos de fornos, entre outros.


Na filtragem de materiais com grande granulometria, por exemplo, o sistema de despoeiramento é desenvolvido para a captação, transporte e retenção dos particulados. Ele possui um ciclone com ajuda gravitacional para reter partículas maiores e filtro tipo manga para a retenção de partículas mais finas.

Já para a filtragem de gases, a operação industrial pode utilizar um sistema com elemento filtrante tipo manga e cartucho plissado para pó seco. Nessa condição, é preciso avaliar o tipo de gás ou pó, a umidade do ar que vai entrar no filtro e, sobretudo, verificar a emissão de particulado permitida legalmente na região onde a empresa está instalada.

Filtro de Manga ou Cartucho Plissado

Esses dispositivos são indicados para reter particulados na superfície do equipamento filtrante até a etapa em que o pó acumulado seja removido. No uso de filtro de manga, quando o ar é disparado através do seu sistema de limpeza automático com jatos pulsantes de ar comprimido, imediatamente é criado um choque no contra fluxo do ar transpassando no filtro.

Isso permite que a onda de choque desprenda os particulados retidos na superfície do elemento filtrante para que, através da gravidade, sejam conduzidos à base do filtro e finalmente possam ser descartados.

Propriedades dos Materiais Particulados

Em alguns processos industriais, o sistema de despoeiramento precisa ser mais rígido devido às propriedades dos materiais particulados.

No caso de gases, é recomendada a aplicação de lavador de gás para atender às exigências que o material possui. O equipamento é indicado nessas condições: se o diâmetro do particulado ter aproximadamente 1 micra, a temperatura do gás estiver alta ao ponto dos dispositivos filtrantes não suportarem a temperatura e se a umidade do gás for elevada.

Com essa operação, o sistema de filtragem pode ser aplicado com enchimento, coluna ou venturi, utilizando água para seu funcionamento correto.

Composição técnica do Sistema de Despoeiramento Industrial

Exaustores e Dutos

O sistema de despoeiramento industrial deve ser implementado para resistir a operações das mais exigentes possíveis. Sendo assim, é possível projetar um sistema sob medida, pensado para atender as necessidades de diversos tipos de processos. 

Ele pode ser elaborado com uma série de dutos para interligar os pontos de captação das partículas com o elemento filtrante, e conectar o filtro com o ventilador (exaustor).

Em um processo de filtragem de gases, a movimentação das partículas pode ser feita por um ou mais ventiladores, que são configurados de acordo com a necessidade operacional. Portanto, os tipos de configuração podem ser de forma paralela ou em série.

Para esse sistema de despoeiramento, os modelos dos exaustores são: centrífugos (acoplamento elástico); polias e correias (acionamento por motor elétrico ou à combustão).

Válvulas

As válvulas de vedação precisam ser colocadas no sistema de despoeiramento. Os modelos podem ser tipo rotativo ou duplo flap, sendo indicada também a instalação de apenas uma caixa vedada com a finalidade do descarte do material.

Sistema de Despoeiramento Industrial: conheça a solução da Especialista Brasfaiber 

O Sistema de Despoeiramento Brasfaiber atua com a captação e o transporte de partículas até a parede do ciclone, que retém os materiais particulados de maior granulometria. Depois dessa etapa, o restante dos particulados são conduzidos até o filtro tipo manga, dispositivo recomendado para filtragem de partículas mais finas.

Para otimizar o sistema de despoeiramento, os filtros de manga Brasfaiber possuem um processo automático para limpeza do elemento filtrante. Isso é fundamental para garantir um processo industrial até 99% mais eficaz e um controle de emissão de poluentes adequado.

Entre em contato com a nossa equipe de engenharia e agende uma visita técnica para projetar o Sistema de Despoeiramento Brasfaiber mais recomendado para sua operação.

Brasfaiber em Brasfaiber
Desde 1985 trabalhamos e desenvolvemos novas tecnologias para atingir o bem estar. Bem Estar de seus funcionários, por trabalharem em ambientes que possuem um conforto térmico ideal.

Bem Estar da natureza, pois sua empresa não estará dispersando poluentes que agridem o meio ambiente.
E principalmente o seu bem estar, pois sua empresa estará trabalhando em harmonia gerando assim uma maior produtividade e o reconhecimento do certificado ISO 14000. Esse é o nosso objetivo, proporcionar conforto, economia e reconhecimento para sua empresa.

Nossas Principais areas são:


Exaustores Industriais
Ventiladores Axiais
Exaustores Centrífugos
Exaustor Centrífugo Industrial
Exaustor Centrífugo em Fibra
Exaustor Centrífugo para Gases Corrosivos
Exaustor Centrífugo à Prova de Explosão
Exaustor Centrífugo de Transmissão
Exaustor para Espaço Confinado
Soprador de Alta Pressão
Rotor para Exaustor Industrial
Ventilador Centrífugo
Conforto Térmico
Controle de Poluição
Filtro Cartucho
Filtro de Manga
Lavador de Gases
Coletor de Pó
Sistema de Despoeiramento Industrial
Tubulações
Brasfaiber Exaustores Industriais

Solicite um Orçamento

A Brasfaiber já realizou diversos projetos, tanto na área da ventilação industrial como controle de poluição. Solicite um contato através do formulário abaixo, nossos especialistas entrarão em contato com você o mais breve possível.

    Ícone do Whatsapp branco em fundo verde
    LIGAR

    Gostaria de receber uma ligação?

    NÓS TE LIGAMOS! Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.

      Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

      Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

        Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

        Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

          Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.