Qual a Importância de um Sistema de Despoeiramento Industrial?

Não importa a área de atuação, tampouco os tipos de matérias-primas manipuladas: todas as indústrias geram resíduos em seus processos. Por esse motivo, é necessário adotar alguns cuidados, como promover o tratamento do ar antes que seja lançado na atmosfera. É neste cenário que o sistema de despoeiramento industrial entra em cena.

Sistema de Despoeiramento Industrial: o que é e como implementar?

O despoeiramento industrial é um sistema que consiste no tratamento do ar residual, proveniente dos processos industriais, antes que seja lançado na atmosfera. Sendo assim, é composto por um conjunto de artefatos que promovem a limpeza e a despoluição do ar.

Dessa forma, um sistema de despoeiramento industrial remove poeiras, gases e todos os tipos de poluentes presentes no ambiente. E quais são os componentes utilizados? Basicamente: filtros, válvulas, ventiladores e exaustores, dutos e limpadores de filtros.

Filtros de ar

Os filtros de ar ou filtros de manga são destinados para filtragem de gases e particulados. Por essa razão, são amplamente utilizados em processos industriais que resultam em poluentes particulados secos.

Válvulas

No sistema de despoeiramento industrial, as válvulas de vedação utilizadas podem ser dos tipos rotativo ou duplo flap. Além disso, a instalação de uma caixa vedada, com a finalidade de possibilitar descarte do material, também é recomendada.

Dutos, exaustores e ventiladores

A composição do sistema de despoeiramento pode ser elaborada através de uma série de dutos que interligam os pontos de captação das partículas com o elemento filtrante e conectam o filtro com o ventilador (exaustor). Os ventiladores promovem a movimentação das partículas e devem ser configurados conforme a necessidade operacional.

O ideal é que o sistema de despoeiramento industrial seja dimensionado com a orientação de uma equipe de engenharia especializada, considerando o cálculo da taxa de renovação do ar: Comprimento x largura x altura x número de trocas x 3600 = xxx m3/h.

Qual a Importância de um Sistema de Despoeiramento Industrial1

Por que instalar um sistema de despoeiramento industrial?

A instalação de um sistema que promova o despoeiramento do ar antes do descarte é recomendada para, praticamente, todos os segmentos industriais: alimentício, farmacêutico, plástico, pintura, abrasivos, mineração, entre tantos outros.

E se a importância do sistema de despoeiramento industrial ainda não ficou clara, saiba que as vantagens são muitas. Primeiramente, o sistema reduz os impactos ambientais causados pelo descarte de ar contaminado na atmosfera, diminuindo a poluição do ar.

Além disso, o sistema de despoeiramento ajuda a prevenir explosões e incêndios durante as operações industriais. Da mesma forma, a limpeza e renovação do ar evita que o conforto térmico do ambiente seja prejudicado, assim como a saúde dos trabalhadores.

Pensando em instalar sistema de despoeiramento industrial? Conte com a Brasfaiber

A Brasfaiber atua desde 1985 auxiliando indústrias em todo país na instalação de sistemas e equipamentos voltados para melhorar a qualidade do ar e reduzir a poluição causada pelo processo industrial. Para mais informações, consulte nossa equipe e tire suas dúvidas.


Solicite um Orçamento

A Brasfaiber já realizou diversos projetos, tanto na área da ventilação industrial como controle de poluição. Solicite um contato através do formulário abaixo, nossos especialistas entrarão em contato com você o mais breve possível.

    POSTS RELACIONADOS

    Diego Brasfaiber

    Baixe nosso catálogo

    Solicite um Orçamento

    A Brasfaiber já realizou diversos projetos, tanto na área da ventilação industrial como controle de poluição. Solicite um contato através do formulário abaixo, nossos especialistas entrarão em contato com você o mais breve possível.

      Persona
      LIGAR

      Gostaria de um orçamento?

        Nossos especialistas entrarão em contato em breve.