Como escolher um sistema de ventilação industrial?

Garantir o bom funcionamento das máquinas e também o conforto térmico necessário para a saúde, o bem-estar e a segurança de todos os seus funcionários deve ser uma das principais preocupações para toda e qualquer empresa. Neste contexto, ter um sistema de ventilação industrial bem projetado, com ventiladores, exaustores industriais e outros equipamentos, é a chave para proporcionar um ambiente de trabalho melhor para todos, de modo a aprimorar inclusive a qualidade do ar interno e eliminar o perigo de respirar fumaça de soldagem e outros contaminantes transportados pelo ar.

No entanto, com a existência de uma diversidade de soluções e de empresas desse segmento, é preciso entender como escolher um sistema de ventilação industrial adequado às necessidades da sua empresa.

Por que é importante se preocupar com o sistema de ventilação industrial?

É importante projetar adequadamente seu sistema de ventilação industrial para garantir o fornecimento contínuo de ar fresco, manter a temperatura e umidade adequados, protegendo as máquinas e os trabalhadores contra insolação ou baixas temperaturas, reduzir os riscos de incêndio e explosão, e também remover ou diluir contaminantes no ar, a fim de diminuir a exposição que pode representar uma ameaça para a saúde dos trabalhadores.

Dessa forma, são utilizados diversos equipamentos, como ventiladores e exaustores industriais, para assegurar o fornecimento de ar fresco e um sistema de exaustão.

Procure por soluções completas para sistema de ventilação industrial

Toda indústria precisa contar com um sistema de ventilação industrial eficiente. Mas, para isso, é necessário ter uma solução completa que envolva:

Projeto

O princípio básico de todos os projetos é o mesmo. Contudo, o sistema de ventilação industrial deve ser customizado e desenvolvido a partir das necessidades específicas de cada ambiente. Por exemplo, um local pequeno, com poucos metros quadrados, não precisa do mesmo sistema que um local maior. Assim como uma indústria alimentícia, quando o assunto é ventilação, possui demandas diferentes de uma indústria metalúrgica.

Nesta etapa, para a definição do projeto, é fundamental definir o objetivo, pois ele vai influenciar no equipamento que deve ser usado. Dessa forma, os principais objetivos escolhidos costumam ser conforto térmico, dispersão de contaminantes, exaurir massa de ar quente e atender à legislação.

Além disso, outros fatores que também impactam no projeto final é a quantidade de funcionários, quais são os contaminantes presentes no ar, o tipo de telhado, a altura do teto, se possui forro e etc. Tendo isso em mente, é preciso ter atenção a essa etapa, para que seja feita uma análise do fluxo de ventilação e exaustão no ambiente.

Equipamentos

Além de um bom projeto, escolher o melhor sistema de ventilação industrial também engloba ter à sua disposição bons equipamentos e com uma certa diversidade. Sendo necessário, no entanto, levar em consideração as peculiaridades de cada modelo para decidir qual a melhor opção. Assim, alguns importantes equipamentos são:

Exaustores industriais

Os exaustores industriais são equipamentos que permitem melhorar a ventilação do ambiente em que ele está instalado. Isso porque, além de proporcionarem a renovação do ar, também reduzem os riscos de incêndio e explosão, diminuem a umidade excessiva, mantém a temperatura ideal constante, eliminam odores e gases, e retiram as toxinas. São, portanto, uma solução sustentável e adequada para o sistema de ventilação industrial.

O exaustor axial é utilizado para grandes volumes de ar e baixas pressões. Assim, é ideal para a troca de ar em galpões, tubulações e indústrias de forma geral. Ele pode ser dividido em:

Por outro lado, o exaustor centrífugo é indicado para ambientes que precisam de alto rendimento e pouco ruído. Afinal, trata-se de um equipamento que possui boa vazão, vence maiores pressões, é silencioso e pode ser dividido em:

Ventiladores industriais

De forma geral, pode-se dizer que o intuito dos ventiladores axiais é o mesmo dos exaustores industriais: proporcionar uma melhor renovação de ar para os locais em que são usados. A diferença entre esses equipamentos, então, se dá por conta das características e da capacidade que possuem para executar as suas funções.

Os ventiladores axiais possuem hélices que, ao girar, criam uma zona pressurizada frontal. Dessa forma, deslocando por inércia o ar localizado a frente. Essa pressurização é mantida de maneira contínua, criando uma corrente de ar. Esses equipamentos também podem ser divididos em alguns modelos:

Equipamentos e acessórios de conforto térmico

O conforto térmico também deve ser levado em conta ao projetar um sistema de ventilação industrial. Assim, os equipamentos e acessórios de conforto térmico podem ser aplicados em diversas ocasiões, oferecendo flexibilidade para o seu projeto. Com o seu uso, é possível garantir condições adequadas de trabalho, pois o conforto térmico ajuda a promover a saúde dos trabalhadores, além de contribuir diretamente para a produtividade.

Alguns dos equipamentos e acessórios de conforto térmico existentes são:

Equipamentos e acessórios para controle de poluição

O controle de poluição é outro ponto importante que deve ser levado em consideração, sobretudo porque as fumaças, poeiras, gases, vapores e partículas geradas por processos industriais são prejudiciais para a saúde dos trabalhadores, podendo impactar também na produtividade.

Por esse motivo, confira os os tipos de controle de poluição:

Serviços

Além de projetar e instalar corretamente, também é preciso se preocupar com a manutenção preventiva e corretiva dos produtos que compõem o sistema de ventilação industrial. Isso irá garantir que eles tenham uma vida útil prolongada e corram menos propensos a sofrerem com falhas que podem impactar na sua produção, como longas paradas que resultam em perda de dinheiro, produtos e produtividade dos trabalhadores.

Conte com a Brasfaiber, especialista em ventilação industrial

Como a saúde e a segurança são preocupações importantes, sistemas de ventilação industrial eficientes são absolutamente necessários. Mantenha o ar em movimento ou sofra dias ou semanas perdidos de produtividade. A Brasfaiber atua desde 1985 na área de tratamento de poluentes atmosféricos e equipamentos voltados a ventilação industrial.

Solicite um Orçamento

A Brasfaiber já realizou diversos projetos, tanto na área da ventilação industrial como controle de poluição. Solicite um contato através do formulário abaixo, nossos especialistas entrarão em contato com você o mais breve possível.

Ícone do Whatsapp branco em fundo verde
LIGAR

Gostaria de receber uma ligação?

NÓS TE LIGAMOS! Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.