Lavador de Gases

O lavador de gases é um equipamento destinado para a implementação de projetos de controle de poluição do ar em ambientes industriais. Sua aplicação tem a finalidade de remover materiais particulados do fluxo de gás através da colisão das partículas com gotas resultantes do processo de lavagem, como água e cloro.

Como parte fundamental no controle de emissão de poluentes, o lavador de gases auxilia na redução de vapores básicos e ácidos, controle de odores e despoluição de tanques. O uso do equipamento é recomendado para empresas que buscam métodos eficientes para emitir menos gases na atmosfera, mantendo assim um ciclo de sustentabilidade com diversos benefícios devido ao trabalho de purificação de gases emitidos.

Como funciona um lavador de gases industriais?

Os lavadores de gás podem ser utilizados em diversos setores da indústria. O equipamento foi projetado para o tratamento de poluentes gerados no fluxo industrial, como gases corrosivos, gases tóxicos, vapores classificados, voláteis orgânicos, entre outros. A neutralização dos resíduos é essencial para a qualidade do meio ambiente, que fica livre das substâncias tóxicas.

Por conta dos processos pelos quais é submetido, o lavador de gases é fabricado com materiais de alta resistência à corrosão. Projetado para auxiliar no controle de poluição, o lavador de gases industriais funciona através da pressão de uma bomba de água, que possibilita às moléculas de gás ficarem retidas em um líquido composto por reagentes neutralizadores de poluentes. 

Neutralização de poluentes

Neste tipo de operação, o lavador de gás faz a exaustão do ar contaminado através de dutos para condução até a torre de neutralização do equipamento. Sendo assim, o ar entra em contato com a solução dos reagentes neutralizantes na câmara de enchimento. Em seguida, o banco de enchimento tem sua área de contato ampliada, fazendo com o que aconteça a reação química para eliminar a totalidade de gás residual presente no ar.

No final de todo o processo, o ar sai pela chaminé após sua passagem pelo retentor de gotículas. Livre de gases contaminantes e da umidade, o ar é lançado na atmosfera. Entre as substâncias que podem passar pelo equipamento até serem eliminadas estão:

  • Fuligem;
  • Fumaça de graxa;
  • Vapores de gordura;
  • Carvão vegetal;
  • Pó.

Benefícios da aplicação do lavador de gases

Os lavadores de gases são utilizados em diversos segmentos industriais, atendendo a diretrizes rígidas das legislações ambientais da região onde a empresa está operando. Como sistema de tratamento de emissões atmosféricas, o lavador de gás é desenvolvido por empresa qualificada como a Brasfaiber com o objetivo de realizar a retenção e a neutralização de componentes químicos gasosos. 

A aplicação do lavador de gases possibilita muitas vantagens para o processo industrial. Sua eficiência está associada à remoção de contaminantes, sendo cada vez mais aprimorado para estender o tempo de atuação e aumentar a área de contato com o líquido nas paredes interiores. 

Vantagens do tratamento de poluentes atmosféricos

Uma regulação eficiente tanto da pressão quanto da temperatura permite que os gases eliminados sejam saturados com umidade, ou seja, possam alcançar faixas visíveis de vapor de água na chaminé. Quando bem dimensionados na operação, os lavadores de gases industriais podem resultar em até 99% de eficiência. 

Com o uso do lavador de gases, o ambiente industrial se mantém muito mais limpo e seguro para a saúde de todos os que frequentam o local, já que sua capacidade de interação entre gotículas e partículas poluentes resulta na limitação do fluxo de gases contaminantes nos processos industriais. 

Confira mais vantagens da aplicação do lavador de gases:

  • Controle de partículas adesivas;
  • Pode ser utilizado ao mesmo tempo para tratar poluentes sólidos, líquidos e gasosos;
  • Não possui restrição em relação à temperatura e umidade dos gases;
  • Recomendados para controle de substâncias explosivas;
  • Possibilitam altos índices de eficiência, podendo alcançar até 99% de remoção.

Lavadores de gases: alta durabilidade e baixa manutenção

Os lavadores de gases são considerados um equipamento de baixa manutenção. Devido aos seus fatores de resistência a diversos tipos de poluentes, os lavadores são fabricados com características específicas para garantir alta durabilidade à ação do tempo e à umidade do ambiente. 

Equipamento altamente eficiente, o lavador de gás possui características que comprovam sua qualidade no processo de controle de poluição do ar. O dispositivo tem um baixo consumo de energia do motor, baixo risco de incêndio e manutenção facilitada através da automação da dosagem de detergente, que é uma atividade que não requer mão de obra especializada. 

Como dimensionar um lavador de gases?

O dimensionamento correto do lavador de gases industriais proporciona inúmeras vantagens para a operação da sua empresa, podendo alcançar máxima eficiência produtiva. Para dimensioná-lo é preciso levar em consideração fatores relacionados à concentração e propriedades dos elementos contaminantes.

Densidade, tipo e tamanho dos corpos de preenchimento, modelos de reagentes ou aditivos de fluidos de limpeza são também considerados fundamentais para dimensionar um lavador de gases.

O cálculo para dimensionamento do equipamento é realizado por uma equipe de engenharia especializada como a da Brasfaiber, atendendo às exigências do projeto da operação industrial da empresa. Sendo assim, o lavador de gases é instalado de forma personalizada para garantir um controle de emissões atmosféricas eficiente.

Como calcular o lavador de gases

Os cálculos para o dimensionamento do lavador de gás são realizados com base em fatores específicos de cada equipamento e operação industrial. Para calcular corretamente, deve-se levar em consideração alguns parâmetros técnicos.

Parâmetros para cálculo do equipamento

Analisar o tipo de gás emitido (composição química, temperatura, quantidade e volume emitido no fluxo operacional); verificar se o gás resultante do processo possui metais pesados ou particulados; identificar o local em que os poluentes serão capturados até a condução para o lavador; analisar o tipo de captor e se o dispositivo está enclausurado; fazer a medição do volume de gás emitido no processo em metros cúbicos por hora (m³/h); avaliar se o lavador de gás possui capacidade para suportar a demanda de m³/h gerados no processo industrial.

Esses são os requisitos técnicos fundamentais para calcular o lavador de gases e garantir o dimensionamento correto do equipamento. Para essa configuração, priorize uma empresa com equipe de engenharia especializada como a Brasfaiber, responsável pela implementação de projetos para controle de poluição do ar através do uso de maquinários tecnológicos eficientes.

Onde utilizar os lavadores de gases?

Os lavadores de gases industriais são aplicados nas operações de diversos segmentos, atendendo a diretrizes legislativas para descartes atmosféricos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O equipamento para lavagem de gás pode ser aplicado em fluxos que requerem o tratamento de gases gerados em atividades químicas e físico-químicas.

O equipamento pode ser utilizado para exaurir contaminantes gasosos gerados em processos industriais ou queima de combustíveis. Tratamento de gases e emissão de partículas provenientes de caldeiras, fornos, secadores, processos químicos e galvânicos, retenção de matérias particuladas em indústrias alimentícias ou usinas de açúcar, capelas de laboratório, transferência de produtos químicos, entre outros, são exemplos de operações que podem ser beneficiadas com o uso do lavador de gases como sistema para controle de poluição.

Versatilidade do lavador de gases industriais

A aplicação do lavador de gás pode ser realizada em diversos tipos de indústrias. Entre os setores que mais utilizam o equipamento estão:

  • Papel e celulose;
  • Metais;
  • Siderurgia;
  • Mineração;
  • Têxtil;
  • Tratamento de água;
  • Tratamento de esgoto;
  • Galvanização;
  • Eletroeletrônica;
  • Química;
  • Petroquímica;
  • Alimentícia;
  • Fabricação de baterias;
  • Cogeração;
  • Farmacêutico.
  • Benefícios variados

Eficiência dos Lavadores de Gases Industriais

Os indicadores de eficiência do uso de lavador de gás estão associados à energia que o equipamento emprega para a pulverização de gotas, impacto e formação de chicanas. Isso significa que quanto menor a gota, maior a velocidade de impactação, maior a área do labirinto e, consequentemente, maior será o índice de eficiência do lavador de gases.

Portanto, quanto maior for a perda de carga maior será a eficiência do lavador. O equipamento pode ser dividido em três classificações de carga e energia.

Baixa energia – perda de carga até 75 mmCA (manômetro de baixa pressão);
Média energia – perda de carga entre 75 e 250 mmcA;

Alta energia  – perda de carga acima de 250 mmCA.

Custo do Lavador de Gases Industriais

O custo operacional do equipamento para lavagem de gás é um item de extrema importância para os processos industriais. Além do investimento inicial do projeto, os lavadores de gases possuem fator de consumo de energia, água e produtos químicos neutralizantes.

Portanto, o desafio das empresas é garantir o pleno funcionamento do lavador de gás por um período permanente, ou seja, que mantenha sua atividade de maneira constante por alguns anos, mantendo custos baixos de manutenção.

Fabricante de Lavador de Gases: tecnologia Brasfaiber

Qualidade, resistência e ampla atuação. O lavador de gases da Brasfaiber oferece uma solução econômica de fácil instalação e grande durabilidade para manter o tratamento de poluentes atmosféricos da sua empresa com máxima eficiência. 

A instalação de lavadores de gases industriais exige muito know-how de empresa especializada no ramo de filtragem de ar. Desde 1985, a Brasfaiber atua com excelência no mercado de controle de poluição com soluções tecnológicas, como o lavador de gases industriais

Entre em contato para solicitar uma cotação e agendar a visita técnica da nossa equipe de engenharia. Conheça as melhores soluções disponíveis neste ramo para implementar o seu projeto de controle de poluentes. Fale com um de nossos especialistas, conte com a Brasfaiber.

Solicite um Orçamento

A Brasfaiber já realizou diversos projetos, tanto na área da ventilação industrial como controle de poluição. Solicite um contato através do formulário abaixo, nossos especialistas entrarão em contato com você o mais breve possível.

    Características:

    Especialista em Lavador de Gases Industriais

    Nossos lavadores de gases industriais comumente utilizam o processo de transferência de massa entre o contaminante versus solução por meio de absorção química ou ainda pelo potencial de oxidação química.

    Podem ser fabricados em PRFV (plástico reforçado com fibra de vidro) com resinas técnicas como a resina epóxi-ester-vinilica ou ainda em polipropileno, os lavadores contam com visores, portas de inspeção e bombas apropriadas.

    Podem conter opcionalmente o controle automático de solução através da analise do PH ou oxidação.

    Silenciosos e eficientes, os lavadores trabalham com processo de recirculação de água adicionada a agentes químicos promovendo a neutralização dos contaminantes.

    O enchimento, recheio, muitas vezes é composto por anéis de pall ring aumentando a superfície de contato e consequentemente o tempo de permanência dos gases dentro da coluna, promovendo assim o processo de neutralização, adicionalmente utilizamos um eliminador de gotas para a retenção e correta dispersão dos gases lavados

    Para um correto dimensionamento o conhecimento químico do particulado facilita o cálculo estequiométrico, o dimensionamento da solução neutralizante e consequentemente a eficiência do processo.

    Nossos equipamentos estão enquadrados dentro dos limites para descarte atmosférico indicado na Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

    EXPERIÊNCIA

    Mais de 30 anos prestando serviços de qualidade e excelência.


    VEJA NOSSO VÍDEO

    Perguntas Frequentes

    Nossos Parceiros

    BRF

    AceletorMittal

    HyperMarcas

    Nestlé

    P&G

    Ícone indicando que o conteúdo é scrollavel horizontalmente

    Solicite um Orçamento

    A Brasfaiber já realizou diversos projetos, tanto na área da ventilação industrial como controle de poluição. Solicite um contato através do formulário abaixo, nossos especialistas entrarão em contato com você o mais breve possível.

      Persona

      Exaustor Axial em Fibra de Vidro EA27 (300mm / 30cm)

      Equipamento projetado com o sentido de fluxo de ar para exaustão sua finalidade será a de retirar o ar de um ambiente interno para a atmosfera.

      Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehe

      Fabricação

      Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Facere nihil eius debitis, optio porro aliquid voluptatem vel dolorum ullam non?

      Hélice

      Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Facere nihil eius debitis, optio porro aliquid voluptatem vel dolorum ullam non?

      Informações técnicas
      Vazão 2.000 m³/hora
      Vazão 2.000 m³/hora
      Vazão 2.000 m³/hora
      Vazão 2.000 m³/hora
      Ícone do Whatsapp branco em fundo verde
      LIGAR

      Gostaria de receber uma ligação?

      NÓS TE LIGAMOS! Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.

        Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

        Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

          Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

          Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

            Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.