Conheça mais sobre os tipos de exaustores centrífugos

Exaustores centrífugos industriais são dispositivos para algumas finalidades, dentre elas remover calor, poluição, odores, gases e outras substâncias tóxicas de um processo, especialmente processos em ambiente industrial. A mecânica da instalação é prática: remove o ar contaminado do local, permitindo um ambiente livre de contaminação. Devido a essa praticidade, os exaustores industriais são instalados em locais com pouca ou nenhuma ventilação, graças ao qual o ar ambiente permanece agradável para os funcionários.

Os exaustores estão separados em diversos tipos, sendo os centrífugos um dos mais usados em diversos setores. Inclusive, confira sobre os tipos de exaustores centrífugos e saiba mais sobre esse produto que faz toda a diferença para a indústria em geral.

Afinal, o que são exaustores industriais?

Um exaustor centrífugo é um ventilador que tem a função de deslocar o ar de um sistema de coleta de poeira ou de um sistema de ventilação comum. Seu conceito de rotação é realizado de tal maneira que o ar entra em baixa velocidade através do centro do rotor e é liberado em um ângulo de 90 ° . O formato da voluta direciona o ar o que libera ar na atmosfera.

Diferentemente dos ventiladores axiais, que se movem paralelamente ao eixo do rotor, o exaustor centrífugo move o fluido radialmente em relação ao eixo, alterando a direção do fluxo de forma que fique perpendicular ao eixo da máquina.

Um detalhe importante dos exaustores centrífugos é que eles podem ser combinados com outros itens – como filtros, para melhorar a qualidade do ar. Os tipos, tamanhos e preços dos exaustores variam conforme a aplicação.

Em quais locais usar esse tipo de exaustor?

Um exaustor centrífugo é amplamente usado em diversos processo um deles é em sistemas de despoeiramento, pois gera movimentação de ar e partículas. Ele pode ser instalado antes ou depois do filtro para trabalhar com ar limpo, desde que seja destinado a essa operação. Um motor de combustão elétrica ou interna converte eletricidade em energia mecânica, que por sua vez gira o rotor conectado ao eixo do motor.

O acoplamento do rotor ao eixo do motor pode ser direto ou por meio de polias e acionamentos por correia. No caso de transmissão indireta, o sistema apresenta perdas de energia, o que reduz a energia transferida do motor para o rotor e deve ser fornecida nos cálculos de projeto do ventilador, para que não haja surpresas durante sua operação.

Os Exaustores centrífugos são selecionados de acordo com a sua necessidade, seguindo um padrão “robusto” de fabricação e sendo confeccionados a partir de máquinas CNC obtendo uma excelente precisão e qualidade. Depois de conhecer mais sobre os exaustores centrífugos, conheça seus tipos:

Exaustor centrífugo industrial

Eles são projetados para suportar a operação designada, podem trabalhar nas mais difíceis condições de trabalho, assim como podem trabalhar com substâncias inflamáveis ​​e / ou explosivas. Esse tipo de exaustor pode trabalhar com posições de montagem flexíveis, além de trabalhar em pontos de trabalho infinitos. Esse tipo de exaustor tem como principais utilizações em: projetos especiais, deslocamento de ar, transporte de particulados e em sistemas com grande perda de carga.

Exaustor centrífugo em fibra

O extrator centrífugo de fibra de vidro é usado em um ambiente industrial onde existem máquinas e equipamentos, cozinhas industriais e em geral em ambientes de produção, para trabalhos de alta pressão e transporte de resíduos sólidos e espessos, ácidos e gases corrosivos e fornecemos ar de alta qualidade para funcionários.

Os exaustores centrífugos em fibra possuem qualidade assegurada através de aferições. Esse equipamento é feito em PRFV e PP proporcionando alta resistência a intempéries, agentes químicos e agressivos.

Exaustor centrífugo para gases corrosivos

Exaustores centrífugos para gases corrosivos são equipamentos utilizados nos processos em que o ar é quimicamente contaminado com meios agressivos. Por isso são feitos de resinas específicas do processo; o objetivo é garantir que o equipamento seja resistente e transporte de ar poluído. Eles também podem ser feitos de aço inoxidável.

Seus principais usos são: Lavadores de ar gases, tratamentos químicos como galvanoplastia, etc, áreas classificadas, petroquímicas, farmacêuticas, laboratórios, estações de tratamento (ETE) e projetos especiais.

Cada projeto inclui uma série de pesquisas e soluções para melhor atender às necessidades de cada cliente. Neste dispositivo, é importante saber qual gás será conduzido, bem como suas propriedades, como temperatura, altura da instalação e fórmula química dos particulados.

Exaustor centrífugo à prova de explosão

O exaustor à prova de explosão é um dispositivo seguro que tem a função de operar em um sistema de exaustão em um ambiente explosivo, eliminando com segurança gases e vapores. Utilizamos os melhores e mais modernos materiais e ferramentas para fabricar o extrator à prova de explosão, seguindo rigorosamente todos os padrões e normas de segurança exigidos pela ABNT.

É extremamente importante que o exaustor à prova de explosão seja de alta qualidade, pois se refere a um ambiente que recebe altas temperaturas e possíveis emissões de gases nocivos como resultado do trabalho realizado pela máquina. São produtos específicos, cuja qualidade é garantida pelas medições.

Exaustor centrífugo de transmissão

Geralmente é recomendado para exaustão / ventilação. Esses dispositivos podem ser feitos de aço carbono, aço estrutural ou aço inoxidável, além de plásticos industriais, como PRFV e PP. Existem muitos acessórios a serem adicionados, como conectores flexíveis, registros, disco de faísca, vedações, juntas etc.

Principais usos:

  • Filtros de Manga
  • Sistemas de Despoeiramento
  • Transporte de particulados
  • Sistemas com grande perda de carga
  • Câmara de filtragem
  • Escoamento dos resíduos
  • Extratores de pó.
  • Projetos Especiais
  • Deslocamento de Ar
Conte com nossos exaustores

Atuando no mercado de climatização industrial desde 1985, a Brasfaiber tem vasta experiência no assunto e é referência na área. Atuamos não só com equipamentos voltados para ventilação industrial, mas também no tratamento de poluentes atmosféricos.

Nossa missão é proporcionar conforto, economia e reconhecimento para todas as empresas que usam nossos produtos, que são de tecnologia de ponta. Nossos técnicos são altamente capacitados para entregar produtos de alta qualidade e que irão entregar todos os resultados esperados. Não espere mais, entre em contato e tire todas as suas dúvidas!

Solicite um Orçamento

A Brasfaiber já realizou diversos projetos, tanto na área da ventilação industrial como controle de poluição. Solicite um contato através do formulário abaixo, nossos especialistas entrarão em contato com você o mais breve possível.

Ícone do Whatsapp branco em fundo verde
LIGAR

Gostaria de receber uma ligação?

NÓS TE LIGAMOS! Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.