Como Utilizar Exaustor em Espaços Confinados?

Que é importante manter a qualidade do ar e a estabilidade da temperatura no ambiente de trabalho todo mundo sabe. Afinal, são características que interferem na produtividade e saúde dos colaboradores. E o que fazer quando o espaço é pequeno e não permite uma boa ventilação? O uso de exaustor em espaços confinados, um tipo específico de exaustor industrial, acaba sendo a saída nesses casos. Mas a grande questão é saber como utilizar o equipamento, um processo que inclui entender como dimensioná-lo e também onde fazer a instalação da estrutura para garantir a renovação e limpeza do ar.

O que é e quais os riscos de um espaço confinado?

Antes de qualquer coisa, é muito importante entender que um espaço confinado é uma ambiente que não foi construído devidamente para a circulação frequente de pessoas. Ou seja, é considerado de risco para soterramentos, explosões e até falta de oxigênio.

Sendo assim, o uso de exaustor para espaços confinados é imprescindível para criar um sistema de ventilação adequado, garantindo de forma eficiente o conforto e a segurança das pessoas que circulam e realizam atividades laborais naquele espaço.

Em geral, o equipamento é utilizado em redes de esgoto subterrâneas, tubulações, poços, elevadores, silos, cisternas, chaminés, reservatórios, entre outros. E não basta utilizar qualquer exaustor. Para esse tipo de local, o equipamento adequado faz toda a diferença.

O que é e quais os riscos de um espaço confinado?

Insuflador exaustor para espaços confinados: como funciona?

O exaustor ou insuflador para espaço confinado tem como finalidade diluir ou reduzir a concentração de substâncias perigosas e tóxicas presentes na atmosfera de um determinado ambiente onde a ventilação é insuficiente para as operações.

Por esse motivo, o exaustor para espaços confinados precisa ter algumas características para cumprir seu papel de forma eficiente e segura. Primeiramente, deve seguir as indicações da NR-33. Além disso, esse tipo de exaustor precisa:

  • Ser leve e portátil;
  • Ter estrutura robusta.

Em geral, o equipamento é movido por energia elétrica, o que garante alta eficiência de consumo e economia de custo, quando comparado ao exaustor com motor de combustão interna. E vale destacar um diferencial do exaustor para espaços confinados.

Isso porque esse modelo de exaustor também pode ser conectado a diversos tipos de dutos de ar para funcionar como insuflador e realizar a transmissão aérea de longa distância.

Aposte no uso de exaustor em espaços confinados com a Brasfaiber

O uso de exaustor em espaços confinados promove a ventilação geral do ambiente, aumenta o conforto térmico e dilui a atmosfera tóxica do ambiente através da remoção de substâncias nocivas à saúde e do controle da qualidade do ar e da temperatura. E para que isso seja possível, não basta apenas utilizar o equipamento, também é necessário fazer o dimensionamento adequado do exaustor.

Neste processo, é imprescindível verificar questões como volume, tamanho e geometria do espaço confinado e suas aberturas, levar em conta os tipos de poluentes e a infraestrutura do local. A Brasfaiber possui uma equipe pronta para orientá-lo nesse processo. Entre em contato e saiba mais.

 


Solicite um Orçamento

A Brasfaiber já realizou diversos projetos, tanto na área da ventilação industrial como controle de poluição. Solicite um contato através do formulário abaixo, nossos especialistas entrarão em contato com você o mais breve possível.

    POSTS RELACIONADOS

    Diego Brasfaiber

    Baixe nosso catálogo

    Solicite um Orçamento

    A Brasfaiber já realizou diversos projetos, tanto na área da ventilação industrial como controle de poluição. Solicite um contato através do formulário abaixo, nossos especialistas entrarão em contato com você o mais breve possível.

      Persona
      LIGAR

      Gostaria de um orçamento?

        Nossos especialistas entrarão em contato em breve.