Exaustor Caracol – o que é?

Algumas pessoas chamam de exaustor caracol, o exaustor centrífugo, devido ao formato em espiral semelhante ao de um caracol. Este equipamento é utilizado para transporte o ar contaminado e particulados de ambientes industriais, criando um ambiente livre de poluentes e confortável para os trabalhadores.

Funcionamento do exaustor caracol

Exaustor Caracol - o que é?

O funcionamento do exaustor caracol é por meio da rotação de um motor elétrico que movimenta um rotor. O seu formato e construção em caracol proporcionam maior eficiência na remoção do ar contaminado. Ele é projetado para suportar diferentes pontos de operação e é ideal para processos industriais que geram poluentes, como poeira, odores e gases tóxicos.

A fabricação do exaustor caracol pode ser feita com materiais resistentes à corrosão, como fibra de vidro, sua construção segue um padrão robusto, garantindo alta precisão e qualidade. Ele pode ser usado em conjunto com outros dispositivos, como filtros de manga e sistemas de despoeiramento, tornando o ambiente ainda mais limpo e livre de poluentes.

O exaustor caracol possui diferentes modelos projetados para atender às especificações únicas de cada ambiente industrial, incluindo modelos para transporte de resíduos sólidos e densos, ácidos e gases corrosivos, e até mesmo para ambientes com risco de explosão.

É uma alternativa eficiente e segura para a remoção do ar contaminado em ambientes industriais. Sua construção robusta e capacidade de operar em condições severas de trabalho o tornam ideal para processos que geram materiais particulados.

Vantagens do exaustor caracol:

  • Formato espiral oferece maior eficiência na remoção do ar contaminado.
  • Projetado para suportar diferentes pontos de operação (vazão x pressão).
  • Pode ser fabricado com materiais resistentes à corrosão.
  • Pode ser usado em conjunto com outros dispositivos, como filtros de manga e sistemas de despoeiramento.
  • Possui diferentes modelos para atender às especificações de cada ambiente industrial.
  • Ideal para processos que geram materiais particulados e ambientes com risco de explosão.
  • A manutenção do exaustor caracol é simples e pode ser feita de forma preventiva, garantindo o bom funcionamento do equipamento. É importante seguir as recomendações quanto à limpeza e troca de peças, para garantir a eficiência e segurança.

Alguns modelos de exaustor

Exaustor em fibra:

Exaustor Caracol

Um exaustor centrífugo em fibra de vidro é resistente ao transporte de gases corrosivos, é um exaustor projetado para remover estes gases. Esses ventiladores são construídos em PRFV, material resistentes à corrosão para garantir que eles não sejam danificados pelos gases corrosivos

Exaustor Centrífugo industrial

O exaustor centrífugo industrial pode ser implementados em sistemas de deslocamento de ar para fluxos industriais. Petroquímicas, farmacêuticas, estações de tratamento, ambientes explosivos, entre outros, são exemplos de ambientes que podem ser beneficiados com o uso do equipamento de exaustão industrial

Este equipamento é uma solução eficiente e segura para a eliminação de ar contaminado em ambientes industriais. Com sua construção robusta e capacidade de suportar diferentes condições de trabalho, é ideal para processos que geram poluentes e gases nocivos.

A escolha de um exaustor caracol de qualidade pode garantir a saúde e segurança dos trabalhadores, além de contribuir para um ambiente mais limpo e sustentável.

Produtos Relacionados

Exaustores Centrífugos

Exaustor Centrífugo para Gases Corrosivos

 


Solicite um Orçamento

A Brasfaiber já realizou diversos projetos, tanto na área da ventilação industrial como controle de poluição. Solicite um contato através do formulário abaixo, nossos especialistas entrarão em contato com você o mais breve possível.

    POSTS RELACIONADOS

    Diego Brasfaiber

    Baixe nosso catálogo

    Solicite um Orçamento

    A Brasfaiber já realizou diversos projetos, tanto na área da ventilação industrial como controle de poluição. Solicite um contato através do formulário abaixo, nossos especialistas entrarão em contato com você o mais breve possível.

      Persona
      LIGAR

      Gostaria de um orçamento?

        Nossos especialistas entrarão em contato em breve.