São equipamentos usados para movimentar ar em espaços industriais, como fábricas, armazéns e depósitos, a fim de manter a qualidade do ar. Alguns exemplos de equipamentos de ventilação industrial incluem ventiladores axiais, ventiladores centrífugos, exaustores e sistemas de ventilação. Esses equipamentos são projetados para atender às necessidades específicas de cada ambiente.
Tipos de equipamentos de ventilação industrial

A Brasfaiber, uma empresa brasileira especializada em soluções de ventilação industrial, classifica os equipamentos de ventilação em três categorias principais:
Ventiladores Axiais:
São utilizados com maior frequência para a troca do ar, dissipando gases, vapores, odores e devolvendo ar purificado para os ambientes. Podem ser usados para a ventilação geral, ventilação de máquinas e equipamentos, insuflamento de ar fresco.
Ventilador Axial:
O ventilador axial industrial da Brasfaiber, pode ser fabricado em PRFV, Aço Carbono, Aço Inoxidável. Nosso diferencial é que a construção segue um padrão “heavy duty” onde a espessura dos aços planos ou da laminação é acima do mercado, sendo fiel ao destino industrial.
Ventilador de Telhado:
Super eficiente para locais com ar aquecido, pois como este ar é menos denso e a tendência do mesmo é subir e estacionar no telhado, a remoção destes bolsões quentes é feita pelo exaustor de telhado de forma imediata, resultando em um ambiente agradável e confortável para as pessoas.
Ventilador de Parede:
Os Exaustores Axiais de Parede são instalados na parede com a finalidade de exaurir ar quente, contaminado, fumaça, odores, gases não corrosivos e partículas em suspensão.
Ventilador com Filtro:
Equipamento projetado para renovação do ar, sua finalidade é insuflar o ar de um ambiente atmosférico externo para o interno. O ventilador com filtro possui em seu interior uma caixa de filtragem com filtros de poliéster com classificação G4.
Ventilador Transportável:
O Ventilador Man Cooler é articulável e transportável. Fabricado em chapa de aço comercial com a finalidade de promover uma ventilação localizada. Seu uso é muito comum em “bocas” de fornos e resfriamento de lingotes, também muito utilizados para ventilação em geral aliado a locomoção.
Ventiladores Centrífugos:
Estes equipamentos são destinados a produzir o deslocamento de gases e particulados. Com um motor elétrico, o exaustor centrífugo transforma-se a energia mecânica do rotor em energia potencial de pressão e cinética tornando possível gerar uma vazão de ar desejável para a finalidade empregada.
Sistemas de Exaustão:
Existem partículas impuras e gases presentes em espaços de produção de diversos segmentos da indústria. Desse modo, deve-se elaborar um planejamento para exaurir o ar em ambientes interno, o sistema de exaustão auxilia diretamente na preservação dos maquinários, nas melhorias do conforto térmico e na proteção contra a ação de agentes prejudiciais à saúde humana.