Instalação de Exaustor Industrial: Garanta Eficiência e Segurança

A instalação de exaustor industrial é uma etapa fundamental para garantir a eficiência e a segurança operacional de qualquer ambiente industrial.

Na Brasfaiber, oferecemos dois tipos de exaustores industriais de alta qualidade: os centrífugos (diretos e indiretos) e os axiais (diretos e indiretos).

Então, se você está buscando orientações sobre como inserir esses exaustores de forma adequada e eficaz, está no lugar certo.

Neste guia, exploraremos os procedimentos e considerações essenciais para a montagem desses equipamentos nas indústrias.

Acompanhe para garantir uma instalação segura e eficiente do seu exaustor industrial.

Como Instalar Exaustor Industrial?

Os exaustores industriais da Brasfaiber podem ser instalados no piso, na parede ou no telhado. Veja!

Instalação no Piso

Para instalar um exaustor industrial no piso, consulte os desenhos fornecidos pela Brasfaiber. Eles indicam as dimensões necessárias para a fundação, considerando o local e as cargas. 

Além disso, avalie a influência das vibrações e choques, podendo optar por amortecedores de vibração. 

Porém, usar corretamente coxins de borracha e molas para reduzir vibrações é complexo, dependendo da distribuição de cargas, rigidez da base e frequência de operação. 

Portanto, recomenda-se consultar a Brasfaiber antes de usar essas peças, pois uma instalação inadequada pode causar problemas.

Sendo assim, procure um de nossos especialistas para garantir o uso correto desses componentes.

Instalação na Parede

Para instalar exaustores industriais na parede, utilize desenhos fornecidos pela Brasfaiber para obter as dimensões necessárias e preparar o furo na parede ou corte na telha lateral.

O conjunto básico inclui o exaustor/insuflador e a unha de proteção, geralmente feitos de Fibra de Vidro — PRFV ou Chapa de Aço Carbono. 

Além disso, dependendo do ambiente, outros dispositivos como dutos, caixa de filtragem, curvas e grelhas podem ser adquiridos como complementos. 

Portanto, certifique-se de escolher o material e os acessórios adequados conforme as condições locais e exigências do ambiente de trabalho.

Veja o passo a passo para a instalação do exaustor industrial Brasfaiber na parede:

  1. Primeiro, é necessário realizar abertura na parede, sendo ela de drywall, tijolo, bloco, ou pré-moldado. Caso seja de telha na lateral, a Brasfaiber pode fabricar conforme o perfil da telha, já com o equipamento modelado e inserido na mesma.
  2. Assim que o furo na parede estiver finalizado em um ponto mais distante possível das entradas de ar, como uma porta, janela ou venezianas, poderá ser fixado o equipamento com o auxílio de espuma expansiva no vão do furo entre o exaustor e a parede, ou cimento em casos de paredes de blocos ou pré-moldado. 
  3. Além disso, há a opção da placa de fixação e de acabamento, que facilita a instalação sem a necessidade do trabalho de civil para chumbar o equipamento para realizar o travamento.
  4. Então, após a instalação, é importante conferir o sentido de giro da hélice seguindo as setas indicativas do produto e energizar o motor para o funcionamento.

Instalação no Telhado

Para a instalação de exaustores industriais no telhado, utilize desenhos da Brasfaiber para obter as dimensões e o peso necessários. 

O conjunto básico inclui o exaustor/insuflador, chapéu e telha, normalmente fabricados em Fibra de Vidro (PRFV), conforme a amostra do cliente.

Além disso, dependendo das características do ambiente e do local de trabalho, é possível adquirir materiais adicionais para uma instalação personalizada e eficiente, como:

  • Dutos
  • Caixa de filtragem
  • Curvas e grelhas

Por fim, certifique-se de seguir as diretrizes específicas para garantir uma instalação segura e eficaz no telhado.

Veja o passo a passo para a instalação do exaustor industrial Brasfaiber no telhado

  1. Primeiro, é necessário  subir todas as peças do conjunto até a parte superior do telhado.
  2. Logo em seguida é realizada a retirada da telha em um ponto mais alto do pé direito do galpão, devido a maior concentração da massa de ar quente.
  3. Após a abertura poderá ocorrer uma saída grande do ar quente. Assim, o instalador deverá ficar atento.
  4. Recomendamos que a montagem do equipamento  seja realizada o mais afastado das entradas de ar existentes, para que a eficiência do produto seja realizada em sua totalidade, pois o ar percorre pela entrada de ar existente e seguirá até o ponto da exaustão motorizada do equipamento instalado. 
  5. Após abertura da telha, recomendamos apenas que o conjunto da telha de fibra seja fixada nas terças de apoio do telhado com parafusos,  garantindo a segurança na instalação.
  6. Entre as junções das telhas é necessário aplicar silicone de PU especial para estanqueidade,  evitando infiltrações. 
  7. O equipamento já possui um cabo para a ligação elétrica no motor e setas indicativas do sentido de giro e fluxo correto do ar. Possui também chapéu de fácil instalação, desenvolvido para a proteção contra chuvas e irradiação do sol.

Então, após a instalação, o equipamento estará pronto para a energização e utilização.

Instalação de Exaustor Industrial: Transporte e a Armazenagem

Conheça como deve ser realizado o transporte e a armazenagem adequada de exaustores industriais. 

Transporte

Antes do despacho, todos os equipamentos passam por rigorosos testes de funcionamento e inspeções visuais. 

No entanto, danos durante o transporte podem ocorrer. Portanto, é fundamental que o cliente inspecione a unidade no momento do recebimento e comunique qualquer irregularidade ao fabricante. 

Além disso, evite suspender ou sustentar os equipamentos em pontos sensíveis, como rotores, hélices, motores, registros, mancais e eixos.

Assim, é possível evitar choques ou danos que possam afetar a montagem e causar problemas de alinhamento de bocais e transmissão.

Armazenagem

Para armazenagem adequada de equipamentos, evite poeira, gases e fumos corrosivos. 

Se não puderem ser instalados imediatamente, cubra-os com lona impermeável, bloqueie o rotor/hélice e não coloque objetos sobre eles. 

Além disso, após 15 dias:

  • Lubrifique os mancais
  • Aplique óleo nas partes usinadas
  • Gire o rotor 450º semanalmente

Exaustor Industrial Instalado: Dicas de Manutenção

A manutenção de exaustores industriais instalados é essencial para garantir o seu desempenho. 

No entanto, vale destacar que a frequência das inspeções depende do uso e da aplicação. 

Assim, com diversos modelos disponíveis, o programa de manutenção varia. 

Portanto, siga as recomendações da Brasfaiber para manter seu exaustor industrial em perfeito funcionamento.

E aí, você gostou de aprender um pouco mais sobre a instalação do exaustor industrial? Aproveite e compartilhe o conteúdo!


Solicite um Orçamento

A Brasfaiber já realizou diversos projetos, tanto na área da ventilação industrial como controle de poluição. Solicite um contato através do formulário abaixo, nossos especialistas entrarão em contato com você o mais breve possível.

    POSTS RELACIONADOS

    Diego Brasfaiber

    Baixe nosso catálogo

    Solicite um Orçamento

    A Brasfaiber já realizou diversos projetos, tanto na área da ventilação industrial como controle de poluição. Solicite um contato através do formulário abaixo, nossos especialistas entrarão em contato com você o mais breve possível.

      Persona
      LIGAR

      Gostaria de um orçamento?

        Nossos especialistas entrarão em contato em breve.