Qual a diferença entre exaustor e ventilador industrial?

Exaustor e ventilador industrial são equipamentos que têm funções diferentes, apesar de ambos serem utilizados para melhorar a ventilação em ambientes fechados. O exaustor industrial é responsável por retirar o ar viciado e poluído do ambiente, enquanto o ventilador industrial é utilizado para insuflar ar fresco.

Quando utilizar ventilador ou exaustor industrial?

Diferença entre exaustor e ventilador industrial

 

O exaustor industrial é muito utilizado em ambientes onde a ventilação natural é insuficiente, como em indústrias químicas, metalúrgicas, alimentícias, entre outros.

Esse equipamento é capaz de retirar a fumaça, os gases tóxicos e o vapor do ambiente, evitando a contaminação dos trabalhadores e a formação de mofo nas paredes e no teto. O exaustor industrial contribui para o conforto térmico, reduzindo a temperatura em locais quentes e úmidos.

O ventilador industrial é responsável por insuflar ar fresco nos ambientes, melhorando a qualidade do ar e mantendo a temperatura agradável. Esse equipamento é muito utilizado em galpões, indústrias, armazéns, entre outros.

O ventilador industrial pode ser fixo ou portátil e pode ser instalado no teto, na parede ou em um suporte. Alguns modelos de ventiladores industriais têm a função de movimentar o ar em várias direções, proporcionando uma ventilação mais ampla e uniforme.

Diferença entre exaustor e ventilador industrial?

O exaustor e o ventilador industrial são equipamentos com funções distintas, mas ambos são utilizados para melhorar a ventilação em ambientes fechados. O exaustor industrial é responsável por retirar o ar do ambiente e expelir para o exterior, enquanto o ventilador industrial faz o oposto, insuflando ar do exterior para o interior.

O tamanho do exaustor ou ventilador industrial deve ser escolhido de acordo com as necessidades de ventilação do ambiente. É preciso levar em consideração a área do ambiente, a altura do pé direito, máquinas que geram calor e a quantidade de pessoas, entre outros fatores. Por isso, é importante realizar um cálculo de vazão para determinar o tamanho ideal do equipamento a ser utilizado.

Modelos de exaustores industriais:

A Brasfaiber também oferece diferentes modelos de ventiladores industriais, que podem ser utilizados para insuflar ar fresco nos ambientes. Os ventiladores podem ser instalados no teto, na parede ou em um suporte, e estão disponíveis em diferentes tamanhos e potências para atender às necessidades de cada ambiente.

Os exaustores industriais são equipamentos que garantem uma temperatura adequada para o local de trabalho devido a melhora da ventilação do ambiente que ele fornece. Dessa maneira, os funcionários tendem a melhorar sua produtividade, graças ao contexto agradável que é proporcionado. Dessa forma, a instalação de um exaustor na indústria é atualmente indispensável, já que é um local que costuma ter maquinários que exalam fumaça e outras substâncias que prejudicam a qualidade do ar.

O ambiente bem ventilado é necessidade de qualquer indústria, pois, dessa maneira, temperaturas elevadas serão amenizadas, e maus odores e substâncias tóxicas poderão se dissipar mais rapidamente. Todo esse processo visa garantir condições de segurança para os trabalhadores, bem como proteger a saúde de todos.

Assim, exaustores constituem-se em um item bastante versátil, que irão não somente controlar a temperatura do local através da refrigeração, mas também vão eliminar impurezas que estão no ar, o que melhora a qualidade da respiração dos trabalhadores.

Mas então, quais são os tipos de exaustores que existem para serem aplicados no ambiente industrial? São variados os modelos, e cada um deles possui capacidades e características únicas. É importante saber a diferença de cada um para entender qual é o tipo que melhor se aplica no seu projeto, cobrindo melhor suas necessidades. Saiba mais sobre cada modelo a seguir.

Exaustor axial de telhado

Nessa categoria, o exaustor axial que fica instalado no telhado é o mais indicado quando se deseja fazer a vazão do ar a partir do teto/telhado do ambiente. Dependendo do espaço industrial que se encontra, é desejável que a ventilação parta de cima do que dos lados, quando os exaustores estão na parede.

Versátil por sua possibilidade de utilização em qualquer ambiente, é imprescindível que o exaustor axial de telhado seja fabricado em plástico reforçado com fibra de vidro (PRFV), pois nesse caso o produto necessita da resistência e leveza que só essa matéria-prima é capaz de fornecer

diferença entre exaustor e ventilador industrial

Exaustor axial de parede

Outra subdivisão de exaustor axial, essa, como o nome já deixa claro, para ser instalado na parede. Serve para exaurir o ar quente ou o ar que contém microorganismos impuros, que podem ser prejudiciais a saúde. Também elimina fumaça, gases corrosivos e odores indesejados presentes no ambiente. Sua fabricação pode ser em aço, inoxidável ou de carbono, ou em plástico reforçado com fibra de vidro.

Destes, o mais recomendado é o produzido em PRFV, pois sua resistência a corrosão que pode ser causada por intempéries como tempestades, umidade ou maresia é maior. Sua entrega de resultados é a mesma, portanto, a qualidade dos processos continua assegurada, mas a vida útil do produto é consideravelmente maior.

Exaustor axial

Um dos mais procurados entre os exaustores industriais existentes, é o exaustor axial, que é usado para provar grandes volumes de ar em perdas de cargas baixas. É considerado o item ideal para a ventilação de uma vasta variedade de ambientes, como fábricas, centros de distribuição ou cozinhas industriais. Podem fazer troca de ar em galpões ou conduzir o ar em tubulações industriais.

Sua instalação é bastante versátil, já que o produto é adaptável com facilidade para paredes, janelas ou telhados, independente da existência de tubulação. Seu formato é tubular, e é fabricado em plástico reforçado com fibra de vidro, polipropileno, aço carbono ou aço inox. Suas hélices costumam ser de alumínio ou de plásticos industriais, materiais que são eficientes para fornecer circulação do ar.

É um exaustor que traz uma série de benefícios com a renovação do ar, insuflando ar puro no ambiente, a eliminação de substâncias indesejadas como a fumaça, e o controle de temperatura para amenizar umidade e calor em excesso.

Exaustor axial de transmissão

Uma subcategoria do item acima, este exaustor possui a finalidade de ventilar locais mesmo quando se é necessário retirar o motor do fluxo de ar. Sua transmissão é feita por polias e correias, dessa forma, o motor não permanece no fluxo do ar. É bastante indicado em situações de temperaturas elevadas no ambiente industrial ou quando existem impurezas no fluxo do ar.

Possuem um diâmetro que pode variar de 400 mm a 1.000 mm, porém, há a chance de encontrar o produto em dimensões personalizadas, caso essa seja a necessidade específica do cliente. Sua fabricação é feita de acordo com o padrão Heavy Duty, que garante espessura dos aços planos acima do mercado, e contém uma hélice de alto rendimento.

Tipos de ventiladores industriais

Os ventiladores possuem em geral uma mesma premissa. Com o giro da sua hélice, é criada uma zona pressurizada frontal, que desloca por inércia o ar localizado a frente. Essa pressurização é mantida de maneira contínua, criando uma corrente de ar.

Quando se trata de ventiladores industriais, é preciso entender os diferentes modelos dos mesmos, já que eles podem ser aplicados em diversas localidades de um ambiente: telhado, parede, teto e assim por diante. Veja a seguir as características de cada modelo industrial.

Ventilador axial industrial

Item que pode ser fabricado com plástico reforçado com fibra de vidro, aço carbono e aço inoxidável. Quando fabricado para fins industriais, a espessura de sua laminação pode ser mais grossa, de acordo com a necessidade.
É utilizado majoritariamente para insuflamento de ar fresco, dispersão da massa calorífica, secagem e resfriamento de diversos processos e melhoria do conforto térmico.

Ventilador axial de parede

É um ventilador axial instalado na parede com a finalidade de insuflar o ar de um ambiente externo para um espaço interno. Sua fabricação também é feita com plástico reforçado com fibra de vidro, aço carbono ou aço inoxidável. No caso de fabricações por plástico reforçado com fibra de vidro, o item apresenta resistência maior a corrosões e que podem ser causadas por intempéries, como chuvas, umidade, maresia e demais condições.

Ventilador axial de telhado

Também possuem o intuito de insuflar ar da atmosfera, conduzindo ele do ambiente externo para o interno, mas sua distribuição pelo espaço ocorre de forma distinta, já que a correm de ar provém do telhado. A fabricação deste item é apenas em plástico reforçado com fibra de vidro. Isso se dá pois o ventilador axial de telhado precisa da resistência mecânica e do baixo peso que só esse tipo de matéria-prima proporciona.

Ventilação industrial é com a Brasfaiber

Tanto os exaustores quanto os ventiladores industriais são equipamentos importantes para melhorar a ventilação em ambientes fechados.  A diferença entre exaustor e ventilador industrial é que os exaustores são responsáveis por retirar o ar poluído e renovar o ar do ambiente e os ventiladores insuflam ar fresco,  mantendo a temperatura agradável. A escolha do equipamento ideal depende das necessidades específicas de cada ambiente e do tipo de atividade que é realizada no local.

A Brasfaiber oferece diferentes modelos de exaustores e ventiladores industriais para atender às necessidades dos seus clientes. Com mais de 35 anos de experiência no mercado, a empresa é reconhecida pela qualidade de seus produtos, que são fabricados com materiais de alta resistência e durabilidade. A empresa conta com uma equipe técnica especializada e oferece manutenção para garantir um funcionamento eficiente e seguro do sistema de ventilação ou exaustão.

 

 


Solicite um Orçamento

A Brasfaiber já realizou diversos projetos, tanto na área da ventilação industrial como controle de poluição. Solicite um contato através do formulário abaixo, nossos especialistas entrarão em contato com você o mais breve possível.

    POSTS RELACIONADOS

    Diego Brasfaiber

    Baixe nosso catálogo

    Solicite um Orçamento

    A Brasfaiber já realizou diversos projetos, tanto na área da ventilação industrial como controle de poluição. Solicite um contato através do formulário abaixo, nossos especialistas entrarão em contato com você o mais breve possível.

      Persona
      LIGAR

      Gostaria de um orçamento?

        Nossos especialistas entrarão em contato em breve.