Retenção de Gases: Como é Feita nas Indústrias?

A retenção de gases nocivos emitidos pelos processos industriais é um dos principais desafios enfrentados atualmente.

Afinal, a redução da poluição do ar nas indústrias é de suma importância para preservar o meio ambiente e a saúde humana.

Nesse sentido, o lavador de gases desempenha um papel fundamental, pois é projetado para capturar e remover gases poluentes antes que eles sejam liberados na atmosfera, contribuindo para a mitigação dos impactos negativos da poluição do ar. 

Neste artigo, exploraremos a relevância da retenção de gases e como o lavador de gases auxilia nesse esforço de redução da poluição industrial.

Vamos lá?

Como a Retenção de Gases é Feita nas Indústrias?

A retenção de gases nas indústrias é realizada, principalmente, por meio do uso de dispositivos específicos projetados para capturar e remover os gases poluentes. 

Assim, um dos equipamentos mais comuns para essa finalidade é o lavador de gases. 

Funciona assim: 

  1. Primeiramente, um líquido neutralizante (frequentemente água ou uma solução química apropriada) é pulverizado com pressão por meio de bicos aspersores de diferentes modelos. Assim, esse líquido entra em contato com as moléculas de gás, retendo-as na solução composta por reagentes neutralizadores
  2. Em seguida, o ar poluído passa pela câmara de enchimentos do lavador, onde o banco de enchimento amplia a área de contato, desencadeando uma reação química que elimina os gases residuais. 
  3. Posteriormente, o ar limpo e descontaminado passa por um retentor de gotículas, garantindo que qualquer umidade restante seja removida antes de ser liberada pela chaminé.

Dessa forma, esse processo permite a eliminação eficiente de diversos tipos de contaminantes, como fuligem, fumaça de graxa, vapores de gordura, carvão vegetal e pó, contribuindo para a redução da poluição do ar nas indústrias.

Lavador de Gases: Para Que Serve?

Dutos de lavador de gases

Um lavador de gases é projetado para remover diversos tipos de poluentes gasosos, incluindo:

  • Partículas sólidas
  • Gases ácidos
  • Vapores orgânicos
  • Compostos químicos tóxicos

Assim, o funcionamento básico envolve o contato entre o gás poluente e um líquido de lavagem, geralmente água ou uma solução química adequada. 

Durante esse processo, as partículas e os contaminantes gasosos são transferidos para o líquido, tornando o efluente gasoso mais limpo e seguro para ser liberado na atmosfera ou direcionado para outros processos. 

Assim, os lavadores de gases são fundamentais no controle da poluição do ar em diversas indústrias.

Quais São os Benefícios do Lavador Para a Retenção de Gases?

Investir nos lavadores de gases é uma ótima ideia para reduzir os gases nas indústrias. Veja quais são os principais benefícios. 

Eficiência na Remoção de Poluentes

Os lavadores de gases são altamente eficazes na remoção de uma ampla gama de poluentes gasosos. Dessa maneira, ajudam a melhorar a qualidade do ar e a reduzir a poluição ambiental.

Flexibilidade

Esses dispositivos são versáteis e podem ser projetados para tratar diferentes tipos de poluentes. Dessa forma, são adequados para uma variedade de processos industriais e indústrias.

Conformidade com Regulamentações Ambientais

O uso de lavadores de gases ajuda as indústrias a atender às regulamentações ambientais rigorosas que estabelecem limites para emissões de poluentes. Então, ajudam a evitar penalidades legais e contribuem para a responsabilidade ambiental.

Melhoria da Saúde e Segurança no Local de Trabalho

Ao reduzir a exposição dos trabalhadores a substâncias químicas tóxicas e gases nocivos, os lavadores de gases contribuem para um ambiente de trabalho mais seguro e saudável.

Redução de Odores Desagradáveis

Além da remoção de poluentes, os lavadores de gases também podem ajudar a reduzir odores desagradáveis associados a processos industriais. Portanto, eles melhoram o ambiente ao redor da instalação.

Minimização de Impactos Ambientais

Ao controlar as emissões de gases poluentes, os lavadores de gases minimizam os impactos ambientais negativos. Dessa forma, contribuem para a conservação do meio ambiente.

E aí, gostou de aprender mais sobre a retenção de gases nas indústrias?

Então, aproveite e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais agora mesmo!

Imagens: Freepik e Brasfaiber


Solicite um Orçamento

A Brasfaiber já realizou diversos projetos, tanto na área da ventilação industrial como controle de poluição. Solicite um contato através do formulário abaixo, nossos especialistas entrarão em contato com você o mais breve possível.

    POSTS RELACIONADOS

    Diego Brasfaiber

    Baixe nosso catálogo

    Solicite um Orçamento

    A Brasfaiber já realizou diversos projetos, tanto na área da ventilação industrial como controle de poluição. Solicite um contato através do formulário abaixo, nossos especialistas entrarão em contato com você o mais breve possível.

      Persona
      LIGAR

      Gostaria de um orçamento?

        Nossos especialistas entrarão em contato em breve.