Ventilador industrial – como escolher e segmentos?

Ventilador industrial é um equipamento utilizado em ambientes industriais para promover a circulação e renovação do ar. Existem diferentes tipos de ventiladores industriais, cada um adequado para sua necessidade.

Os dois principais tipos de ventiladores industriais são os centrífugos e os axiais. O ventilador centrífugo é projetado para fornecer um fluxo de ar com maior pressão, enquanto o ventilador axial tem a característica de fornecer uma grande vazão e menor pressão.

Os ventiladores industriais podem ser feitos de diferentes materiais, como chapa de aço galvanizado ou PRFV (plástico reforçado com fibra de vidro). Os ventiladores de chapa são mais comuns, enquanto os ventiladores de PRFV são mais utilizados em ambientes corrosivos.

Os ventiladores podem ser instalados em paredes ou telhados, dependendo das necessidades do ambiente:

Ventilador de Parede: é fixado em uma parede e possui um hélice que capta o ar fresco do ambiente externo e insufla para o lado interno. É composto por um motor elétrico, hélices de alta rotação, uma voluta e uma grade protetora para evitar a entrada de objetos ou animais no equipamento.

ventilador axial de parede

Ventilador de telhado: fica instalado na parte superior do telhado e tem um motor elétrico para movimentar as hélices. Ele é usado para captar o ar fresco e insuflar o ar em ambientes internos.

Ventilador Axial de Telhado

Como escolher um ventilador industrial:

  1. Finalidade do equipamento: a escolha do modelo e da velocidade de rotação do ventilador deve levar em conta a finalidade do equipamento.
  2. Tamanho do espaço: o tamanho da área a ser ventilada é um fator importante na escolha do ventilador industrial. O equipamento deve ser adequado para a área em que será utilizado, para garantir uma ventilação eficaz.
  3. Quantidade de ventiladores: a quantidade de ventiladores necessários para ventilar ou resfriar adequadamente a área desejada deve ser considerada para obter o melhor desempenho.
  4. Qualidade e durabilidade: matéria-prima de qualidade, boa espessura, tecnologia de fabricação.
  5. Consumo de energia: o equipamento não deve consumir mais energia do que o necessário.

Vantagens do ventilador industrial

Ventilador industrial -como escolher ?

Alta capacidade: Os ventiladores industriais pesados são projetados para mover grandes volumes de ar, o que é especialmente útil em ambientes industriais que geram calor excessivo ou têm ar estagnado.

Flexibilidade: Os ventiladores industriais pesados ​​podem ser usados ​​em diversas eaplicações, desde a ventilação de fábricas e armazéns até a circulação de ar em túneis e minas.

Segurança: Os ventiladores industriais pesados ​​são geralmente projetados para serem seguros para operar em ambientes industriais perigosos, como áreas com altos níveis de umidade ou produtos químicos inflamáveis.

Ventiladores Industriais Brasfaiber

Insuflador de telhado

A Brasfaiber é uma indústria especializada na fabricação de ventiladores industriais sob medida. Com anos de experiência no mercado, possui uma equipe de engenharia altamente qualificada e tecnologia de ponta para oferecer soluções personalizadas para cada cliente.

Os equipamentos fabricados pela Brasfaiber são robustos, projetados para suportar as mais adversas condições de trabalho, com materiais de alta qualidade, como chapa de aço galvanizado e PRFV, para garantir a durabilidade e resistência dos equipamentos.

Para ambientes agressivos, o corpo e a hélice são especiais para resistir à corrosão ou alta temperatura, características essenciais para ambientes industriais A empresa utiliza tecnologia de ponta para projetar hélices aerodinamicamente eficientes, que garantem a vazão e pressão desejada.

Os ventiladores industriais são amplamente utilizados em diversos segmentos, como:

Ventilador Industrial para Indústria Automotiva:

automotiva

Ventilador industrial para indústria automotiva pode ser utilizado para diversas finalidades, como a ventilação de ambientes, a exaustão de gases e vapores, a secagem de peças e componentes, entre outras aplicações.

Ventilador Industrial para Indústria Metalúrgica:

metalúrgica

Estes ventiladores industriais para metalurgica são projetados para suportar condições adversas, como altas temperaturas, pressões elevadas, corrosão, e é fabricado com materiais resistentes e duráveis

Ventilador Industrial para Indústria de Papel e Celulose:

papel e celulose

Na indústria de papel e celulose, os ventiladores para industria de papel são amplamente utilizados em vários processos, como a produção de pasta, secagem de papel, pulverização de celulose, cozimento de celulose, entre outros.

Ventilador Industrial para Indústria Farmacêutica:

farmaceutica

O ventilador para indústria farmacêutica é utilizado para controlar e remover diversos contaminantes, como poeiras, fumaças, gases e outros resíduos tóxicos produzidos durante o processo de produção de medicamentos.

Ventilador Industrial para Indústria Química:

quimica

Ventilador industrial para indústria química é um de equipamento com a finalidade de promover uma renovação do ar, nestes tipos de instalações, é comum a ocorrência de gases nocivos à saúde humana

Ventilação Diluidora para Indústria Alimentícia:

alimentícia

é fundamental para a segurança e a qualidade dos alimentos produzidos e, portanto, é importante escolher um ventilador industrial para industria alimentícia que atenda a todas as exigências e regulamentos da indústria alimentícia.

Os ventiladores industriais são equipamentos essenciais para a renovação de ar em ambientes industriais. Seja instalado em paredes ou telhados, o ventilador industrial ajuda a manter o a manter a temperatura do ambiente sob controle, melhoram a qualidade do ar e ajudam a reduzir a umidade e o acúmulo de poeira.

Produtos Relacionados

Man Cooler: Quais as Vantagens do Exaustor Transportável?

Quais São os Tipos de Ventiladores Industriais?

 


Solicite um Orçamento

A Brasfaiber já realizou diversos projetos, tanto na área da ventilação industrial como controle de poluição. Solicite um contato através do formulário abaixo, nossos especialistas entrarão em contato com você o mais breve possível.

    POSTS RELACIONADOS

    Diego Brasfaiber

    Baixe nosso catálogo

    Solicite um Orçamento

    A Brasfaiber já realizou diversos projetos, tanto na área da ventilação industrial como controle de poluição. Solicite um contato através do formulário abaixo, nossos especialistas entrarão em contato com você o mais breve possível.

      Persona
      LIGAR

      Gostaria de um orçamento?

        Nossos especialistas entrarão em contato em breve.