Como fazer o dimensionamento correto do filtro de manga e garantir máxima eficiência?

Como fazer o dimensionamento correto do filtro de manga e garantir máxima eficiência?

O dimensionamento correto do filtro de manga é essencial para sua empresa alcançar máxima eficiência nos processos de filtragem industrial e garantir um controle da emissão de poluentes. 

Para dimensionar o equipamento, uma engenharia qualificada é responsável pela coleta de informações nas empresas com a finalidade de garantir a aplicação do filtro de manga em qualquer tipo de ambiente.

Dimensionamento: área filtrante do equipamento industrial

Granulometria dos particulados, velocidade de captação e transporte, relação ar-pano, tecido filtrante, portas de explosão corretas, todos estes são quesitos importantes para fazer o dimensionamento do filtro de manga.

Em seguida, vamos explicar aspectos importantes para obter uma eficácia de até 99% com o uso do dispositivo filtrante, fazendo o seu dimensionamento adequado e mantendo a operação do filtro correta durante todo o processo industrial.

Engenharia especializada

Nos últimos anos, devido ao surgimento de normas governamentais e diretrizes internas de respeito ao meio ambiente, indústrias de diversos segmentos implementaram sistemas de controle de emissão de poluentes com o objetivo de evitar o lançamento de partículas tóxicas na atmosfera.

Empresas que buscam um sistema de captação e filtragem devem contar com uma engenharia especializada, responsável pela análise de cada processo industrial. 

A partir desta avaliação é possível identificar quais elementos filtrantes são mais recomendados para um controle eficiente da emissão de materiais particulados, além de determinar as dimensões mais adequadas para seu funcionamento garantir excelentes resultados para a empresa.

Aplicação do filtro de manga

A aplicação do elemento filtrante tipo manga é considerada uma grande vantagem devido à sua versatilidade para a retenção de inúmeros materiais particulados sólidos, com distintas granulometrias, como farináceos, fibras, cavacos, herbicidas, fumos de chumbo, alumínio etc.

Com formatos redondo, ciclonado e retangular, o filtro de manga deve ser personalizado de acordo com as necessidades do processo industrial. Conhecer o tipo de granulometria e as características do material particulado é fundamental para o sucesso da aplicação. Explosividade, hidrofóbico ou não, volume dispersado, são alguns dos aspectos avaliados para dimensionar o filtro tipo manga de forma correta.

Requisitos para dimensionar o filtro

O dimensionamento do filtro de manga deve seguir alguns requisitos, baseados no formato do elemento filtrante e na distribuição granulométrica do material particulado gerado no processo industrial.

Um dos parâmetros fundamentais para saber como dimensionar o equipamento é a relação-ar pano, chamada também de velocidade de filtração. 

Sabemos que o dimensionamento é a área filtrante do equipamento industrial. Portanto, o filtro de manga, acompanhado pelo sistema de limpeza com jato pulsante, é o equipamento que exige menor área filtrante.

Como fazer o dimensionamento 

O filtro tipo manga é o equipamento para controle de emissão de particulados com o melhor custo-benefício, sendo o mais vantajoso em comparação a outros equipamentos com o mesmo volume filtrado. 

Para fazer o dimensionamento, o engenheiro especializado avalia, principalmente, a vazão de ar que precisa ser filtrada e o tipo de material que vai ser retido. Com essas especificações, pode-se definir a relação de filtração (quantidade de mangas necessárias) e as dimensões do filtro.

Isso significa que o dimensionamento correto é associado ao resultado obtido pela análise técnica: a razão da vazão pela área filtrante total das mangas do equipamento.

Exemplo de dimensionamento

Em uma situação hipotética, considerando um ambiente industrial, vamos imaginar que o filtro de manga receba o gás sujo na quantidade de 60.000 m3/h (metros cúbicos por hora), mantendo o espaço de 1.000 m2 (metros quadrados) de área filtrante total. Com isso, sua taxa de filtração vai resultar no total de 1 m3/(m2.min). É importante destacar que aqui não afirmamos se esta é a melhor taxa, pois a mesma varia caso a caso.

Essa velocidade da filtração influencia na limpeza periódica que deve ser realizada no equipamento, o que ajuda a evitar o entupimento do elemento filtrante. Por esse motivo, o filtro tipo manga com sistema automático para limpeza é o mais recomendado para todos os processos industriais que envolvam materiais particulados.

Relação ar-pano

A relação ar-pano é a velocidade que o gás gerado no processo industrial transpassa o elemento filtrante. Essa velocidade de filtração está diretamente ligada com a granulometria das partículas do poluente, concentração de entrada do pó, sistema de limpeza das mangas e temperatura do gás. 


Veja a seguir outros parâmetros para dimensionar corretamente o filtro tipo manga:

  • filtro – emissão requerida, velocidade ascendente, perda de carga
  • gás – composição química, temperatura e vazão
  • pó – densidade, concentração, composição granulométrica, abrasividade
  • sistema de limpeza – automático

Esses parâmetros são essenciais para a engenharia especializada realizar um projeto eficiente para o sistema de controle de poluentes da sua empresa.

Com essas informações técnicas, é possível determinar o dimensionamento do filtro tipo manga e até mesmo o custo inicial do seu projeto, o que vai possibilitar à sua empresa alcançar máxima eficiência com a aplicação do equipamento filtrante. 

Agende uma visita técnica e alcance até 99% de eficácia com o Filtro de Manga Brasfaiber

Os sistemas para tratamento de ar nos ambientes industriais podem contar com soluções eficientes, projetadas por uma equipe especializada com produtos de qualidade superior.

Para manter um controle de emissão de poluentes e alcançar máxima eficiência na sua aplicação, entre em contato com a Brasfaiber e conheça as nossas soluções de filtragem para materiais particulados nos processos industriais.

Nossa equipe de engenharia atua no mercado com excelência desde 1985, atendendo as necessidades de diversos segmentos da indústria.

Fale com um de nossos especialistas e agende uma visita técnica com a equipe Brasfaiber.

Brasfaiber em Brasfaiber
Desde 1985 trabalhamos e desenvolvemos novas tecnologias para atingir o bem estar. Bem Estar de seus funcionários, por trabalharem em ambientes que possuem um conforto térmico ideal.

Bem Estar da natureza, pois sua empresa não estará dispersando poluentes que agridem o meio ambiente.
E principalmente o seu bem estar, pois sua empresa estará trabalhando em harmonia gerando assim uma maior produtividade e o reconhecimento do certificado ISO 14000. Esse é o nosso objetivo, proporcionar conforto, economia e reconhecimento para sua empresa.

Nossas Principais areas são:


Exaustores Industriais
Ventiladores Axiais
Exaustores Centrífugos
Exaustor Centrífugo Industrial
Exaustor Centrífugo em Fibra
Exaustor Centrífugo para Gases Corrosivos
Exaustor Centrífugo à Prova de Explosão
Exaustor Centrífugo de Transmissão
Exaustor para Espaço Confinado
Soprador de Alta Pressão
Rotor para Exaustor Industrial
Ventilador Centrífugo
Conforto Térmico
Controle de Poluição
Filtro Cartucho
Filtro de Manga
Lavador de Gases
Coletor de Pó
Sistema de Despoeiramento Industrial
Tubulações
Brasfaiber Exaustores Industriais

Solicite um Orçamento

A Brasfaiber já realizou diversos projetos, tanto na área da ventilação industrial como controle de poluição. Solicite um contato através do formulário abaixo, nossos especialistas entrarão em contato com você o mais breve possível.

Ícone do Whatsapp branco em fundo verde
LIGAR

Gostaria de receber uma ligação?

NÓS TE LIGAMOS! Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.